O governador Carlos Massa Ratinho Junior vai transferir a Sede Administrativa do Estado do Paraná para o Parque de Exposições Ney Braga nesta quarta (10), quinta (11) e sexta-feira (12), assim como fez em Cascavel, durante a Coopavel, em fevereiro. “Vamos levar toda a estrutura do governo, com os secretários em agenda de trabalho, em todas as áreas”, disse Ratinho Junior.
Em fevereiro, o deputado estadual Cobra Repórter (PSD) fez um requerimento solicitando essa iniciativa. “A Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina é uma das mais completas exposições do agronegócio da América Latina. É uma feira muito aguardada: movimenta a economia de Londrina e região, traz inovação tecnológica sem deixar de lado a tradição do homem do campo”, afirmou o deputado que vai acompanhar o governador durante a feira.
E, pela primeira vez, a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) também irá se instalar na ExpoLondrina. Os trabalhos do Poder Legislativo se transferem para a feira amanhã (10), juntamente com as atividades do Poder Executivo, quando será possível receber prefeitos e empresários para discutir questões importantes para a inovação dos setores agrícola, pecuário e industrial do Paraná. Com um stand dentro da feira, os deputados também estarão mais perto da população que frequenta a exposição.
A 59ª edição da ExpoLondrina começou na última sexta-feira (5) e vai até domingo (14) no Parque de Exposições Ney Braga. Com o tema “O Agro nos Move”, a feira tem três objetivos: informação técnica, venda de maquinários e diversão. Gera 9 mil empregos e movimenta em torno de R$ 680 milhões em negócios. A programação inclui exposições, palestras, cursos, debates, oficinas, gastronomia e entretenimento. Ao todo, serão mais de cem eventos técnicos.
O Governo do Paraná, através do Instituto Emater, Iapar, UEL e Secretaria da Agricultura e Abastecimento, promove a Fazendinha, espaço com diversas unidades didáticas expositivas, como avicultura de corte, produção de hortaliças, café qualidade, aquicultura, ervas medicinais, entre outros. O público médio da ExpoLondrina é de 550 mil visitantes por edição.
Utilidade pública
Os deputados aprovaram, no final do mês passado, o título de Utilidade Pública para a Sociedade Rural do Paraná (SRP), organizadora da ExpoLondrina. O projeto foi assinado pelos deputados Cobra Repórter, Tercílio Turini, Luiz Claudio Romanelli e Tiago Amaral. “A SRP interage com toda a sociedade. Ela busca melhorias para toda a região Norte do Paraná e ainda é referência por realizar um dos eventos mais importantes do Brasil: a Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina”, afirmou Cobra Repórter.
Veja a agenda do governador em Londrina:
Quarta-feira (10)
18h: Assinatura do Decreto de Transferência da Sede Administrativa do Estado do Paraná para a Cidade de Londrina – Descerramento de Placa Comemorativa alusiva ao ato.
Local: Sede Administrativa da Sociedade Rural de Londrina no Parque de Exposições Ney Braga
Quinta-feira (11)
9h: Coletiva de Imprensa
Local: Recinto Horário Sabino Coimbra, Parque de Exposições
10h: Reunião do Secretariado
Local: Sala de Reuniões da Sede Administrativa da Sociedade Rural de Londrina
Durante a tarde: Agenda de Atendimento, reuniões e despachos no Gabinete da Sede Administrativa do Governo do Paraná
Local: Recinto Horário Sabino Coimbra, Parque de Exposições
Sexta-feira (12)
9h: Assinatura de Editais para liberação de recursos/obras/veículos (via SEDU) para municípios da região
Local: Recinto Horário Sabino Coimbra, Parque de Exposições
Foto: Rodrigo Félix Leal/AEN
Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930