Evento vai reunir atividades com ênfase na divulgação da astronomia, e é voltado para astrônomos amadores, curiosos e pesquisadores
A cidade de Londrina irá sediar o 16º Encontro Paranaense de Astronomia (EPAST), de 20 a 22 de julho, no campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O encontro vai reunir diversas atividades, com ênfase na divulgação da astronomia, e é voltado para astrônomos amadores, curiosos e pesquisadores.
Serão realizadas palestras, comunicações orais, sessão de pôsteres, exposição e concurso de astrofotografias, exposição de meteoritos, observações astronômicas, lançamento de foguetes, atividades para crianças, entre outras.
O EPAST é uma realização do Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina (GEDAL) e o Museu de Ciência e Tecnologia da UEL (MCTL-UEL). A Prefeitura de Londrina apoia o evento.
Para participar é necessário se inscrever no site do Epast, ao custo de R$ 60,00. Também há meia-entrada para alguns grupos. As vagas são limitadas e haverá emissão de certificados com 40 horas para os participantes. Para as crianças, haverá o EPASTINHO, no dia 21, das 14 às 17 horas, com várias atividades específicas para crianças de 6 a 10 anos. Também é preciso se inscrever para esta atividade, com investimento de R$ 10,00, pelo mesmo site. Foram disponibilizadas 20 vagas para as crianças.
O Encontro Paranaense de Astronomia iniciou em 2004, com o objetivo de reunir os participantes dos grupos de astronomia amadora do Estado. No encontro, a astronomia é abordada de forma didática, permitindo a participação de todos que se interessem por essa ciência, trocando experiências e aprendizados.
O presidente do GEDAL e coordenador do evento, Miguel Fernando Moreno, disse que esta será a terceira vez que o encontro será realizado em Londrina. Segundo ele, a iniciativa reúne muitas pessoas envolvidas com a divulgação da astronomia do Estado, e estima receber cerca de 300 participantes. “Uma novidade será a realização, durante o EPAST, do tradicional projeto ‘Na Rua, de Olho pra Lua’, que acontece em Londrina há 10 anos e possibilita a observação do céu, por meio de telescópios montados na Praça Nishinomiya”, contou. A ação é aberta a comunidade e vai acontecer no dia 20, a partir das 19 horas, com a expectativa de receber aproximadamente mil pessoas.
Informações N.com
Mais notícias na programação da Rádio Cultura AM 930