A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta sexta-feira (8) um novo boletim epidemiológico da dengue em Londrina. Os casos da doença passaram de 180, na semana passada, para 236, num aumento de 31%. A incidência é de 41,49 casos por cem mil habitantes. A maioria das ocorrências continua sendo na região sul, totalizando 188, seguido do centro (19), zona oeste (10), norte (9) e leste (6). Não há nenhum caso registrado na zona rural.
O novo boletim também trouxe um dado preocupante. A Secretaria está investigando dois casos de morte por dengue. São dois homens, sendo um de 56 anos morador do jardim Itapoã, na zona sul, e outro de 89 anos, que vivia no conjunto Avelino Vieira, região oeste. “Os dois estavam internados em decorrência da doença, mas vamos avaliar com exames feitos no laboratório central, em Curitiba, se a causa da morte foi dengue. Não podemos afirmar ainda de forma categórica. No próximo boletim teremos dados concretos sobre estes casos para divulgar”, afirmou o secretário de Saúde, Felippe Machado.
Dos novos casos registrados em Londrina, 11 são do sorotipo dois, que é o mais grave. “Todos são autóctones, ou seja, foram contraídos na própria cidade. Isso mostra que o vírus está circulando por todo o município”, alertou Sônia Fernandes, diretora de Vigilância Epidemiológica. Uma paciente com dengue, de 36 anos, está internada na Unidade de Terapia (UTI). 1.495 notificações estão em investigação.
Informações Portal Paiquerê
Essas e outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930