A Prefeitura de Londrina, no norte do Paraná, decidiu aumentar o número de ônibus em circulação na cidade e também alterar o horário de entrada de empresas prestadoras de serviço, para evitar a lotação no transporte público.
O prefeito Marcelo Belinati (PP) anunciou, em uma transmissão pelas redes sociais nesta segunda-feira (8), que serão 50 ônibus a mais em circulação nos horários considerados de pico: das 6h30 até 8h e das 16h às 19h.
Um decreto irá, ainda, alterar para às 9h o horário de entrada de profissionais de prestação de serviços e de empregadas domésticas.
De acordo com o boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgado nesta segunda-feira, Londrina tem 612 casos confirmados de Covid-19, com 33 mortes.
O prefeito explicou que há um pico de 20 mil pessoas que utilizam o transporte coletivo das 6h30 até aproximadamente 7h30. Deste número, cerca de 10 mil são empregadas domésticas.
Por isso, o horário foi alterado para evitar que coincida com o de outros setores – a construção civil inicia às 8h, o comércio vai das 10h às 16h, e os shoppings das 11h às 19h.
Sobre o aumento do número de ônibus, Belinati disse ainda que, segundo estudos, 48 mil pessoas usam o transporte coletivo em Londrina atualmente, o que corresponde a 92% da capacidade dos ônibus em operação.
Antes da pandemia, o número de usuários do transporte coletivo era de 130 mil pessoas por dia, de acordo com o prefeito.
Essas e outras informações na nossa programação Rádio Cultura AM 930
(Via G1 Paraná)