Uma paciente com suspeita de coronavírus em Londrina explica que está há 20 dias esperando o resultado do teste que ela fez no dia 01 de julho. De acordo com um funcionário da Secretaria de Saúde, o lote de exames realizados no dia simplesmente sumiu, deixando os pacientes sem saber o resultado.
A jovem, de 22 anos, procurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sabará, na Zona Oeste da cidade, assim que começou a ter os sintomas da doença. Ela realizou o exame, coletado por volta das 11 horas e recebeu um atestado médico pedindo para manter-se em isolamento social por 14 dias enquanto aguardasse o resultado em casa. Após 20 dias de espera, o resultado ainda não chegou.
A moça, que pediu para não ser identificada na matéria, conta que tem ligado todos os dias na UPA, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro onde mora e no Centro Epidemiológico, mas sempre recebe a mesma informação: o resultado não está pronto. “Ligo todos os dias, mas eles dizem que nunca está pronto. Em uma das vezes, o rapaz contou que o teste teria sido extraviado”, explica a jovem.
A reportagem procurou a Secretaria de Saúde para entender o que teria acontecido com os testes e quais procedimentos poderiam ser tomados com os pacientes que ficaram sem os resultados, mas até o fechamento desta matéria não obteve retorno.
Com informações: Tem Londrina
Essas e outras informações na nossa programação Rádio Cultura AM 930