O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Londrina disponibiliza vacinação em UBSs com atendimento até 22h

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), prossegue disponibilizando serviço de vacinação contra a gripe e outras doenças em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com horário ampliado, das 7h às 22, até a próxima semana. Hoje (11), ficará aberta, até às 22h, a UBS da Vila Casoni e, até 19h, a UBS de Lerroville.

Na próxima semana, do dia 14 a 17, abrirão as seguintes unidades, das 7h às 22h: Lindóia (segunda-feira); UBS Piza (terça); UBSs Alvorada e Vila Brasil (quarta); UBS Parigot (quinta). No feriado da Paixão de Cristo, sexta-feira (18), as Unidades Básicas de Saúde não abrirão.

O horário ampliado nestas unidades visa atualizar a situação vacinal da população, em especial, à Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza que está vigente em Londrina desde a última sexta-feira (4).

A vacinação contra gripe está disponível em todas as UBSs de Londrina, da zona urbana e rural, das 7h às 18h30, e também durante a Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina) 2025, no Parque de Exposições Governador Ney Braga até domingo (13).

Na Exposição, o posto de vacinação – localizado próximo ao portão de entrada pela BR-369 – funciona das 14h às 22h, durante a semana, e das 10h às 22h no sábado e domingo. No local, além da vacina contra gripe, a Prefeitura oferta vacinação contra HPV, para adolescentes e jovens com idade entre 9 e 19 anos, e contra dengue, voltada aos que têm entre 10 e 14 anos e são residentes em Londrina.

Para receber a dose, não é necessário agendar atendimento, basta comparecer à uma das unidades ou no ponto da ExpoLondrina com os documentos de identificação e, de preferência, com a carteira de vacinação em mãos. No caso dos trabalhadores que têm direito à dose, é necessário apresentar um comprovante que ateste o vínculo profissional.

Balanço parcial da vacinação contra gripe

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), do início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, no dia 4 de abril, até ontem (10), foram aplicadas 24.249 doses da vacina contra gripe em Londrina. Destas, 1.573 foram administradas na ExpoLondrina e o restante nas UBSs.

O objetivo do Município é imunizar, pelo menos, 90% do público-alvo, que totaliza 238.677 moradores de Londrina. A diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Fernanda Fabrin, disse que a Prefeitura está otimista com o número de doses aplicadas na primeira semana de vacinação. “Reforçamos a importância de as pessoas procurarem a vacinação o quanto antes, pois estamos entrando no período sazonal, onde as infecções respiratórias são mais frequentes. Portanto, é fundamental buscar a proteção o quanto antes, para evitar as formas graves da doença, internações, complicações e óbitos”, enfatizou.

A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde (MS) é tríplice, ou seja, protege contra as três cepas do vírus influenza que mais circularam no hemisfério sul nos últimos meses: H1N1, H3N2 e B.

Lista completa dos grupos prioritários para vacinação contra influenza:

– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;

– Gestantes;

– Idosos com 60 anos ou mais;

– Trabalhadores da Saúde (serviço público e privado);

– Puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto);

– Professores do ensino básico e superior;

– Povos indígenas e quilombolas;

– Pessoas em situação de rua;

– Profissionais das forças de segurança e de salvamento;

– Profissionais das Forças Armadas;

– Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);

– Pessoas com deficiência permanente;

– Caminhoneiros;

– Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);

– Trabalhadores dos Correios;

– Trabalhadores portuários;

– Funcionários do sistema de privação de liberdade;

– População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Responsáveis por crianças que não receberam vacina contra a poliomielite poderão ser responsabilizados criminalmente, diz MP-PR

Julho Dourado começa com “Cãocurso” em redes sociais

Secretaria da agricultura e meio ambiente amplia área de aplicação do larvicida que combate os borrachudos

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais