A Secretaria Municipal de Saúde de Londrina, no norte do Paraná, confirmou o primeiro caso de varíola dos macacos na cidade, na manhã desta terça-feira (16).
Segundo o município, o paciente com caso confirmado é um homem, de 31 anos, que está em isolamento.
Além disso, de acordo com o secretário de Saúde de Londrina, Felippe Machado, a cidade possui outros 12 pacientes com sintomas, que estão em análise.
A Secretaria da Saúde do Estado do Paraná (Sesa) disse que a atualização dos dados a nível estadual é feita semanalmente, sempre às quartas-feiras e, portanto, só haverá nova divulgação de boletim na quarta-feira (17).
O último levantamento, divulgado pela secretaria na semana anterior, aponta que o Paraná possuía 52 casos confirmados da doença, em quatro municípios: Curitiba, Maringá, Araucária e Cascavel.
Em coletiva de imprensa, realizada nesta terça-feira, o secretário municipal de Saúde de Londrina disse que os pacientes com suspeita da doença na cidade estão sendo monitorados e não tiveram necessidade de internamento.
O secretário destacou ainda que, há uma semana, o Ministério da Saúde informou que está prevista a vacinação contra a doença a nível nacional que, em um primeiro momento, deve atingir um público “muito específico”.
O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na terça-feira (9). Queiroga disse que o Brasil deve adquirir 50 mil doses de vacinas que devem ser destinadas aos profissionais de saúde. Ele não deu previsão de quando a compra vai acontecer.
MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO FM 107.1