As ruas de Londrina, ganharam novas pinturas para vagas de estacionamento exclusivas para idosos. A antiga sinalização era a figura de um idoso com bengala, agora, a nova marcação representa um boneco com postura reta e a indicação ’60+’.
A mudança foi determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que alterou o modelo da placa em junho de 2022. Os municípios de todo o país têm cinco anos para se adequarem à nova regra.
Curitiba foi a primeira cidade do estado que se adequou com a nova lei.
As novas sinalizações estão sendo implementadas de forma gradual na cidade, conforme a assessoria da prefeitura.
A importância da mudança
De acordo com o sociólogo Almir Ferreira, a nova sinalização dará mais valor a pessoa idosa e ganhará uma nova definição através dos sinais.
“Com a sinalização antiga poderia interpretar como uma forma de desrespeito relacionado a idade da pessoa por meio de condutas discriminatórias sejam elas voluntárias ou involuntárias”, explicou.
Expectativa de vida
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) , em 2021 a expectativa de vida do Brasileiro ao nascer era, em média, 77 anos.
Para a população masculina, a esperança de vida seria de 73,6 anos e, para as mulheres, de 80,5 anos, apontam as estatísticas. Essa pesquisa não inclui o efeito da pandemia da Covid-19.
Conforme a médica geriatra, Nara Lopes Monteiro Fernandes, o avanço da medicina, melhoria do saneamento básico, a prática de exercícios físicos e boa alimentação, contribuíram para o aumento da expectativa de vida.
“Tudo isso vem para melhorar, fazer com que as pessoas envelheçam com muito mais qualidade, mantendo a sua funcionalidade”, disse.