O ultraliberal Javier Milei assume a Presidência da Argentina no domingo (10) para um mandato de quatro anos. O economista, com apenas dois anos de atuação na política, teve mais de 14 milhões de votos e derrotou com ampla vantagem o ministro da Economia, Sergio Massa.
Seu perfil provocador e suas propostas radicais para tirar o país da crise conquistaram o eleitorado. Os jovens argentinos são a maior parcela da população que apoia o novo presidente e apostam nas promessas de um país com uma economia mais robusta.
Milei prometeu, durante a campanha, diminuir a inflação, reduzir os gastos públicos e o déficit fiscal, eliminar impostos e reformar o mercado de trabalho.
De acordo com uma pesquisa da empresa de consultoria Reale Dallatorre, realizada entre 22 e 27 de novembro, 76% dos jovens de 16 a 25 anos têm uma imagem positiva de Milei, e 78,1% confiam que ele vai se sair bem no governo que começa no próximo domingo (10).
“Foi um alívio que [Javier] Milei ganhou, confio nele”, diz Samir Santa Cruz, de 21 anos, que trabalha como entregador de aplicativos de comida.
Samir conta com a melhora da economia para deixar de rodar pelas ruas da capital, Buenos Aires. “Quando Milei colocar a economia de volta nos trilhos, já tenho muitos negócios em mente. Tenho uma mente empreendedora”, diz o jovem.
Luna Block, de 20 anos, trabalha no quiosque de sua família em um terminal rodoviário, no bairro de Retiro, em Buenos Aires. Ela também é professora de educação física em uma academia e afirma que Milei “dá boas expectativas”.
Com informações:R7
MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1