Na noite desta sexta-feira (1º), logo após a cerimônia de posse dos vereadores da 18ª Legislatura, foi realizada a eleição para a Mesa Executiva da Câmara de Londrina, que vai conduzir os trabalhos do Legislativo em 2021 e 2022. O presidente será o vereador Jairo Tamura (PL) e o posto de vice-presidente será ocupado pela vereadora Daniele Ziober (PP). Também comporão a Mesa os vereadores: Nantes (PP), como 1º secretário; Sônia Gimenez (PSB), como 2ª secretária, e Mara Boca Aberta (Pros), como 3ª secretária.
Houve apenas uma chapa inscrita e a votação ocorreu de forma nominal e aberta. Dos 19 vereadores, 14 votaram a favor da chapa única e cinco se abstiveram de votar: Beto Cambará (Podemos), Deivid Wisley (Pros), Eduardo Tominaga (DEM), Giovani Mattos (PSC) e Santão (PSC).
Usando a palavra pela primeira vez como presidente da Câmara Municipal, Jairo Tamura enfatizou a importância da representatividade feminina na nova Mesa e na Câmara de Londrina. “Eu me sinto muito honrado com mais esse desafio. O meu compromisso é com a lealdade com todos que estão aqui nessa Câmara, representando a todos vocês. […] A todos os vereadores e principalmente às vereadoras eleitas, eu me sinto muito orgulhoso de tê-las nessa chapa representando uma parcela da sociedade antes esquecida”, disse.
O que faz
A Mesa Executiva da Câmara tem mandato de dois anos e uma série de atribuições, entre elas, dirigir os trabalhos legislativos, autorizar viagens de vereadores e elaborar as propostas orçamentárias da Câmara.
Com assessoria CML
Acompanhe a programação da Rádio Cultura AM 930