O Portal do Norte do Paraná
Brasil

Internações e mortes de crianças em acidentes de trânsito caem

Entidades defendem multas e inclusão de pontos na carteira de infrator.

 

A adoção da cadeirinha para o transporte de crianças de até sete anos e obrigação de uso do cinto de segurança no banco de trás dos carros até os nove anos diminuíram em um terço o número de internações de crianças acidentadas em estado grave e reduziram em um quinto o número de mortes de pessoas nessa faixa etária transportadas em veículos automotores.

Os dados são do Ministério da Saúde, conforme análise do Conselho Federal de Medicina (CFM), em parceria com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

O estudo indica que esses números envolvendo acidentes com crianças diminuíram no mesmo período em que o número de veículos nas ruas cresceu cerca de 50%. Entre 2010 e 2018, a frota de veículos no país aumentou de 37,25 milhões para 54,7 milhões.

A obrigatoriedade da cadeirinha e do cinto de segurança está na Resolução nº 277 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Conforme nota divulgada pelo CFM, antes da resolução, em média 37 crianças de 0 a 9 anos morriam por ano em decorrência da gravidade dos acidentes de trânsito. Em 2017, os casos caíram para 18.

De 1996 a 2017, o Brasil perdeu 6.363 crianças menores de dez anos que estavam dentro de algum tipo de veículo envolvido em acidente. Crianças entre zero e quatro anos de idade foram vítimas fatais em 53% dos episódios.

Por Agência Brasil

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Mais detalhes na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Mega-Sena de R$ 300 milhões pode render mais de R$ 780 mil ao mês na poupança

Cobra News (User)

Didi Mocó, Angélica, Zeca Camargo: Veja famosos que foram demitidos da Rede Globo neste ano

Corte Especial do STJ decide que salários de qualquer valor podem ser penhorados para pagamento de dívida; cabe recurso

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais