Uma infestação de escorpiões está gerando preocupação nos visitantes e moradores que vivem perto do Cemitério Municipal de Paranavaí, no noroeste do Paraná.
De acordo com Paulo Sérgio Ribeiro dos Santos, que faz a limpeza dos túmulos, relatou encontrar inúmeros escorpiões com frequência.
“Encontro na hora que vou limpar e varrer, tem um monte. Às vezes quatro, cinco. Bem nas beiradas dos túmulos”, contou.
O caso foi levado à Prefeitura e a administração informou que o local passa por limpeza constante para eliminar os animais.
Conforme a médica veterinária Roberta Torres Chideroli o aparecimento dos escorpiões se dá por conta das baratas e outros insetos que vivem no cemitério.
“É um local propício para encontrar escorpiões. Esse clima de calor favorece a proliferação deles, uma vez que não precisa do macho para gerar os filhotes”.
O zelador do cemitério alertou para os visitantes redobrarem atenção na hora encostar nos objetos. “Tomar muito cuidado na hora de mexer no veleiro, principalmente”.
Casos no Paraná
De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a regional de Paranavaí registrou 902 casos de ocorrência devido à picada do escorpião em 2022 e os primeiros três meses de 2023.
A regional de Maringá lidera com 1.290 casos. Na sequência estão Cornélio Procópio com 594 casos; Londrina com 421 casos e Jacarezinho com 417 casos registrados.
Como evitar o aparecimento dos escorpiões
Ambiente externo:
- os muros das casas devem ser rebocados para que a parede fique lisa e não tenha tantas frestas e vãos que possam dar abrigo ao animal;
- em casas com jardins, as folhas secas devem ser removidas com frequência para evitar o acumulo;
- armazenar bem o lixo orgânico. Um dos alimentos mais consumidos pelo escorpião é a barata, então, é necessário evitar o ambiente propício para que ela apareça.
Ambiente interno:
- colocar telas em todos os ralos e vedar vãos e frestas;
- manter a caixa de gordura limpa e bem fechada;
- pontos de energia e de telefone devem ser sempre vedados;
- colocar proteção na soleira da porta para evitar que o animal entre em casa.
O que fazer em caso de picadas
A orientação em caso de picada é lavar o local com água e sabão e procurar uma unidade de saúde de emergência. Recomenda-se também colocar uma compressa de gelo para amenizar a ação do tóxico e a dor local.
Se possível, levar fotos do animal para que seja realizado o tratamento adequado.
Existem diferentes tipos de escorpião e que podem causar lesões de diferentes graus de gravidade. Caso o animal seja encontrado na residência, o morador deve isolá-lo em um pote, sempre que possível, e ligar para a prefeitura para identificação da espécie e orientações de manejo.
Em caso de dúvidas, pode ligar para (44) 3421-2323.
Via G1 Paraná
MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1