Uma casa que abriga 70 idosos virou posto de vacinação ontem (8). O local fica próximo a Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Nova, mas menos de 50 metros, mas alguns moradores tem problemas de mobilidade e não conseguem sair de casa. Por isso, agentes de da Secretaria Municipal de Saúde foram vaciná-los contra a gripe, lá mesmo. O aposentado Antônio Venâncio recebeu a dose. “Há 8 anos não fico sem. Não apenas indico, mas recomendo.”
Em Londrina, a população de idosos é a que mais tem respondido aos apelos do município para imunização na campanha contra a gripe. Dos 65.622 esperados, até agora 40.927 foram vacinados, 62% do total. Segundo a secretaria a vacinação reduz a necessidade de internamentos e o uso de antibióticos.
“Esta é uma estratégia que adotamos a vários anos. A equipe do saúde da família acompanha estes idosos e sabem que são acamados ou que tem grande dificuldade em ir até a UBS. Sabendo da necessidade da prevenção as equipes se programam e vão realizar a vacinação no domicílio”, conta a coordenadora de imunização, Sonia Fernandes.
Fernandes ressalta ainda que todos os asilos, públicos particulares e filantrópicos também vão receber uma equipe de vacinação.
Além de idosos, também podem procurar os postos de saúde e tomar a vacina de graça crianças acima de seis meses e menores de cinco anos, gestantes, puérperas e professores.
Gestantes e puérperas são os grupos com menor adesão. Menos da metade das mulheres grávidas, 48%, foram imunizada até agora e apenas 38% das que tiveram filho nos últimos 45 dias procuraram a vacina.
Dos quase 170 mil que fazem parte do público-alvo, 78 mil receberam a dose até agora. Cerca de 17 mil pessoas foram vacinadas no último sábado, Dia D de combate.
Via Tarobá News
Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930