O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Hospitais de Londrina terão que orientar pais sobre primeiros socorros em bebês

O plenário da Câmara Municipal de Londrina aprovou em segunda discussão nesta terça-feira (24) o projeto de lei nº 45/2024, de autoria do vereador Chavão (Republicanos), que torna obrigatória a prestação de orientações sobre primeiros socorros em hospitais e maternidades públicas e privadas da cidade. O objetivo é capacitar pais e responsáveis a agir rapidamente em casos de engasgamento, aspiração de corpo estranho, asfixia e na prevenção de morte súbita de recém-nascidos.

As orientações deverão ser realizadas durante o período de pré-natal e  no tempo de permanência na maternidade até a alta hospitalar do bebê, por profissionais capacitados que já prestam serviços na instituição de saúde. O projeto determina que as instruções incluam demonstrações práticas, com o registro da atividade no prontuário médico. Ao final das orientações, será necessário um termo de comprovação com assinatura dos responsáveis pelo recém-nascido.

Segundo o vereador Chavão, a medida visa ampliar o conhecimento da população sobre técnicas simples, mas eficazes. “A maior razão do projeto é salvar vidas. Várias mães e pais, quando o bebê tem alta no hospital, não sabem essa manobra”, afirmou. O PL foi elogiado pela vereadora Michele Thomazinho (PL), que é enfermeira obstétrica. Para ela, a atuação dos pais pode ser essencial antes da chegada do socorro especializado.

A proposta também determina que uma cópia da nova legislação seja afixada em local visível dentro das instituições de saúde, para conhecimento público. A fiscalização ficará a cargo da Ouvidoria Geral do Município, conforme emenda nº 1 apresentada pelo próprio vereador e também aprovada nesta terça. O texto prevê que denúncias de descumprimento da lei poderão ser encaminhadas ao órgão, com base na legislação estadual nº 19.701/2018, alterada pela lei nº 21.574/2023.

Como o projeto foi modificado pela emenda, o texto segue ainda para redação final antes de ser enviado para sanção do prefeito.

Veja como foram votados os projetos:

Institui o “Composta Londrina” (PL no 173/2021) – Aprovado parecer prévio das comissões de Política Urbana, de Seguridade Social e de Administração solicitando prorrogação de prazo para emissão de voto.

Dispõe sobre o registro e a microchipagem de animais domésticos no Município de Londrina (PL no 128/2024) – Aprovado parecer prévio das comissões de Administração e de Política Urbana com pedido de prorrogação de prazo para emissão de voto.

Proíbe a notificação dos pais que optarem por não vacinar os filhos com a vacina da covid-19 (PL no 15/2025) – Aprovado parecer prévio da Comissão de Justiça solicitando o envio do projeto aos Conselhos Tutelares de Londrina.

Institui o Programa IPTU Verde (PL no 20/2025) – Aprovado parecer prévio da Comissão de Justiça solicitando o envio do projeto à Secretaria Municipal de Fazenda, à Secretaria Municipal do Ambiente e ao Conselho Municipal do Meio Ambiente de Londrina.

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO FM 107.1

Informações da assessoria de imprensa

Postagens relacionadas

Primeiro caso de sarampo confirmado no Paraná

Carreta com soja fica destruída após tombamento e incêndio na BR-376

Cobra News (User)

Paraná é responsável por mais de 26% dos postos de trabalho abertos no País em janeiro

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais