Após 25 dias internado no hospital com Covid-19, o aposentado Vando Dobranski, de 65 anos, recebeu a alta, em Curitiba, na sexta-feira (17).
Ele foi internado no dia 24 de março, após voltar de um cruzeiro. Com o agravamento do quadro de forma rápida, foram 18 dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 12 deles precisando da ajuda de um respirador.
“A coisa é feia. Ninguém pode passar por isso que eu passei. Não quero que ninguém passe por isso”, afirmou o paciente recuperado.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), são considerados recuperados aqueles pacientes que tiveram o diagnóstico confirmado por algum laboratório credenciado, receberam tratamento e agora já não apresentam mais os sinais da doença.
De acordo com o boletim divulgado pela Sesa no sábado (18), o Paraná tem 960 casos confirmados e 49 mortes por coronavírus. 296 foram curadas da Covid-19, segundo a secretaria.
Ao receber a alta hospitalar, Vando foi aplaudido por enfermeiros e médicos que cuidaram do tratamento dele.
“Nós estávamos preparados para tudo, porque a situação era muito grave, mas o resultado não podia ter sido melhor”, afirmou a médica Elisa Bana.
Gratidão
Enquanto Vando esteve internado se recuperando da Covid-19, filhos, parentes, amigos e vizinhos se uniram em uma corrente torcendo pela recuperação do paciente.
“Familiares e vizinhos, todo mundo se uniu muito. A gente sentia essa força vindo de todos”, disse a filha Vânia Dobranski.
Após a recuperação, eles gravaram um vídeo com mensagens de apoio e agradecimento à equipe do hospital que tratou o aposentado. Veja o vídeo acima.
“Eu desejo para essa equipe muita luz, e não só para estes do hospital que cuidaram do meu pai, mas para todos, que precisam enfrentar esse desafio”, afirmou.