Um dos quatro centros regionais de coleta de sangue do estado, o Hemocentro Regional de Londrina, ligado ao Hospital Universitário (HU) da UEL, atende diretamente 22 unidades ligadas à 17ª Regional de Saúde, oferecendo bolsas e material de ótima procedência e qualidade, processado com recursos tecnológicos de ponta. Somente este ano, até o mês de novembro, foram contabilizadas 14.046 doações, com média de 1.276 bolsas/mês.
Segundo o coordenador do Hemocentro, Fausto Trigo, o número de pessoas que comparecem para doar sangue é maior. Dos que se candidataram para doar, 20% tiveram algum impedimento como estar em tratamento de doenças infecciosas e outras situações de risco de contaminação que impedem a coleta. Esse procedimento garante a segurança, evitando qualquer comprometimento à qualidade do sangue coletado e disponibilizado pelo HU.
O coordenador ressalta que o sangue é um material biológico, que precisa de doações todos os dias: “Principalmente de plaquetas, que têm validade de cinco dias. Os outros derivados de sangue, o plasma, tem validade de um ano e o glóbulo vermelho de 30 dias”, orienta. Todo o procedimento dura aproximadamente 40 minutos. Antes de fazer a doação, o potencial doador passa por consulta médica, na triagem do Hemocentro.
Além de ser referência na região norte, o Hemocentro Regional de Londrina integra da Rede Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná) que atende pacientes portadores de coagulopatias hereditárias e outras demandas transfusionais da rede pública. A unidade também oferece suporte a centros de coleta e de transfusão de sangue localizados em Cornélio Procópio e Jacarezinho.
O Hemocentro do HU fuciona de segunda à sexta-feira das 13 às 18h30; aos sábados das 8 às 17h30. Nos dias 24 de dezembro e 31 de dezembro, o atendimento será das 8 às 13 horas. Nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro a unidade permanecerá fechada.
Exigências para a doação
– Estar em boas condições de saúde:
– Ter entre 16 e 69 anos de idade (menores devem apresentar consentimento formal do responsável legal)
– Pesar no mínimo de 50 quilos
– Apresentar documento oficial de identidade com foto
Passo a passo da doação
– O possível doador é cadastrado no sistema do Hemepar e responde a um questionário
– Passa por triagem clínica, para avaliação dos requisitos para ser doador
– Sangue passa por triagem hematológica para verificar se existe ou não anemia
– Doador é encaminhado para sala de lanche e deve permanecer no hemocentro por pelo menos 15 minutos
Informações da Agência UEL
Foto: Chico Yudi/Agência UEL
Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930