Há 37 anos, a novela Brega &Chique deu o que falar com sua abertura. Ao som da canção Pelado, da banda Ultraje a Rigor, a cena contava com o então modelo Vinícius Manne, que aparecia nu. Além da repercussão entre o público, a abertura causou na Justiça. Relembre o que aconteceu.
Em 1987, a Globo exibia a novelaBrega &Chique no horário das 19h e chamava atenção do público com sua abertura. Na cena emblemática, sete mulheres vestidas como brega ou chique surgiam no clipe, ao som da música Pelado, da banda Ultraje a Rigor. Entre elas, estavam as modelos Teresa Cristina Schmidt e Carina Bokel, a atriz Suzanne Seixas, a apresentadora Dóris Giesse e a Miss Brasil de 1986, Deise Nunes. No final da abertura, o modelo Vinícius Manne aparecia nu e desfilava de costas.
Após a exibição da cena no primeiro capítulo, a Globo inseriu eletronicamente uma folha de parreira sobre o bumbum de Vinícius Manne para atender telespectadores que reclamaram da nudez. Dois dias após a mudança, a sequência passou a terminar antes do modelo se virar de costas. Depois de nova pressão do público, Paulo Brossard, então Ministro da Justiça, desistiu da censura. No quinto episódio de Brega &Chique, a abertura original com o modelo nu retornou para o ar. As informações são do livro Almanaque da TV, de Bia Braune e Rixa.
Vinícius Manne fez sucesso com a abertura do folhetim e a cena chegou a estampar a capa do LP internacional da novela. Marcada pela trama humorística de duas famílias opostas, Brega &Chique contou com um elenco estrelado, com Glória Menezes como Rosemere, Marília Pera como Rafaela, Nívea Maria como Zilda, Denis Carvalho como Baltazar e Cássio Gabus Mendes como Bruno.
Com informações:CONTIGO!
MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1