O Paraná registrou mais 17 mortes e 62 novos casos de H3N2, considerado um tipo do vírus da gripe Influenza A, conforme boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), na sexta-feira (4).
De acordo com a secretaria, com as novas confirmações, o estado chegou ao total de 1.924 casos e 83 mortes em 226 municípios.
Os novos óbitos foram registrados em:
- Curitiba: 8;
- Toledo: 2;
- Almirante Tamandaré, Campina Grande do Sul, Ipiranga, Londrina, Nova Fátima, Paranaguá e Piraquara: 1 nova morte cada.
As novas mortes registradas são referentes a 10 mulheres e sete homens, que tinham idades entre 32 e 94 anos. A Sesa destacou que os diagnósticos estão sendo monitorados e contabilizados desde dezembro de 2021.
Em 12 de janeiro, o Paraná declarou estado de epidemia de H3N2, considerando o rápido contágio, direto ou indireto da doença.
Conforme a secretaria, normalmente o vírus da gripe circula durante os períodos mais frios, porém, este ano a infecção pela doença aumentou no verão, de maneira atípica.
Com o avanço dos casos no estado, conforme a Sesa, é importante manter o uso de máscaras, a lavagem das mãos e o distanciamento social, que previnem a infecção dos vírus respiratórios, incluindo a influenza.
AEN
Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930