A Secretaria Municipal de Defesa Social divulga os principais atendimentos feitos pela Guarda Municipal de Londrina na última semana, no período de 5 a 11 de agosto. Ao todo, foram contabilizados 99 registros entre atendimentos e boletins de ocorrência pela central 153. Deste total, apoio em próprios públicos, aos demais órgãos e aos cidadãos somaram 45 ocorrências. Animais de grande porte na via foram motivo de 13 ocorrências. Atendimento, patrulhamento e apoio em Escolas Municipais e creches totalizaram 7 registros.
As ocorrências referentes à violência doméstica e à Patrulha Maria da Penha, visando proteger as vítimas de violência, somaram 13 atendimentos. Crime ambiental e perturbação de sossego mais 8 registros. Uma motocicleta foi recuperada. O principal objetivo da Guarda Municipal de Londrina é atender a população e os próprios da Prefeitura de forma preventiva e comunitária em toda extensão do município.
Ocorrências de maior vulto
Na última semana, quatro homens foram encaminhados à delegacia de plantão por mandado de prisão em aberto. Na terça-feira (6), a central da GM recebeu uma denúncia anônima de um homem em atitude suspeita nas proximidades da avenida Angelina Ricci Vezozzo, região norte. No momento da abordagem a equipe da Guarda Municipal Urbana Comunitária (GMUC), de posse das características informadas, localizou cerca de 25 kg de placas de bronze além de diversas ferramentas. O homem confessou que teria furtado o material das lápides do cemitério Padre Anchieta, Jardim Ideal, região leste. Ele foi encaminhado à delegacia.
Na manhã de domingo (11), um homem foi detido ao tentar furtar objetos do Centro Municipal Infantil Water Okano. Uma pessoa anônima que passava pelo local ligou para a central 153 da GM e informou que um homem teria pulado o muro da creche. Imediatamente foi enviada a viatura da área para fazer a verificação. No local o rapaz foi encontrado com vários pacotes de fraldas, um aparelho DVD, um fio de extensão, além de outros objetos. Dada voz de prisão, ele foi encaminhado à delegacia.
A Guarda Municipal de Londrina trabalha 24 horas por dia, todos os dias. O atendimento é feito pelos telefones 153 e 199. Em caso de necessidade ou verificada alguma situação suspeita, denuncie.
Atribuição legal
De acordo com a Lei Federal 13.022 de 2014, referente ao estatuto geral das guardas municipais do Brasil, são os princípios mínimos de atuação: a proteção de bens, serviços, logradouros públicos municipais e instalações do município; o patrulhamento preventivo e o compromisso com a evolução social da comunidade; a proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas; e a preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas, das instituições de segurança pública.
Com informações: Assessoria
Mais detalhes na programação da Rádio Cultura AM 930