A Guarda Municipal de Londrina comemorou 10 anos de serviços prestados à comunidade londrinense neste domingo (5). A Secretaria Municipal de Defesa Social, criada através da lei 10.774/09, é responsável pela Defesa Civil municipal e pela GM.
A instituição tem a responsabilidade legal de proteger os equipamentos do estado no âmbito do município, e proteger a população nos casos de necessidades emergenciais através do policiamento preventivo e comunitário.
Atualmente, a instituição conta com o trabalho de 322 agentes que diariamente executam suas atribuições nos setores operacionais e administrativos. Desde 2010 a instituição é responsável por zelar pelo patrimônio público da prefeitura. Aos poucos foi ganhando a confiança da população e adquirindo novas atribuições a fim de somar na proteção sistêmica da comunidade, como dispõe a lei 13.022/14 (Estatuto Geral das Guardas Municipais).
As principais atividades são: patrulhamento preventivo através de motocicletas e viaturas nas áreas urbanas e rurais; guarda patrimonial; atendimento das chamadas através das centrais de emergência 153 (GM), e 199 (Defesa Civil); videomonitoramento das câmeras de segurança instaladas pelas ruas, avenidas e prédios públicos municipais; Patrulha Maria da Penha que atende de forma personalizada e exclusiva mulheres vítimas de violência doméstica com medida protetiva expedida pela justiça; projetos sociais nas escolas municipais; fiscalização da lei seca municipal e fiscalização de trânsito.
Informações: Defesa Social/N.com
Foto: Bruno Amaral
Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930