Depois de quase um dia todo de negociações entre trabalhadores do transporte coletivo, empresas e CMTU, no fim da tarde desta segunda-feira (7) houve uma proposta que pode evitar a greve programada para começar nesta terça-feira (8). Segundo o presidente do Sinttrol, José Faleiros, o que as concessionárias estão propondo não traz retrocessos nas negociações e nos direitos adquiridos.
“Foi uma reunião longa e, felizmente, nós temos uma proposta pra apresentar a categoria. Todos os direitos ficarão mantidos, se aprovados, é claro”, disse Faleiros.
Segundo Faleiros, o Sinttrol aponta para a categoria aprovar a proposta. “Diante do quadro muito complicado, das negociações que se arrastam há 7 meses, e agora com uma proposta sem retrocesso, o sindicato aponta pra categoria aprovar, mas a decisão soberana é dela. Mas o sindicato também ressalta o risco de ter um prejuízo maior e de perder muitas conquistas de anos”, explica.
A proposta prevê o pagamento da Participação nos Resultados e Lucros (PPR) 2020 e PPR 2021 (Programa de Participação nos Resultados) e aumento de R$50,26 no ticket refeição a partir de 01º de julho. Também a renovação integral dos termos da Convenção Coletiva de Trabalho pelo Metrolon.
“Diante do quadro da Covid-19 que se apresenta ainda, o fluxo de passageiros é bem menor do que era, então nem cabe aumento de tarifa, porque se fosse aumentar a tarifa seria muito alta e afugentaria mais ainda o passageiro. E essa não é a solução. A solução é estudo da prefeitura e CMTU sobre o desequilíbrio, e aí é com as empresas e o poder público”, afirmou Faleiros.
Segundo o presidente do Sinttrol, uma nova assembleia para a votação da proposta será realizada nesta terça-feira (8), das 5 às 17h. Caso não seja aprovada, uma nova greve pode ter início na tarde de quarta-feira (9). “Vai depender da assembleia de amanhã. Nós conseguimos notificar a CMTU apenas hoje, então o prazo termina na quarta-feira. A partir do meio dia de quarta, se as propostas não forem aprovadas, a greve poderá ter início”, disse Faleiros.
Via:Tarobá News
Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930