O Portal do Norte do Paraná
Brasil

Governo vai adotar novo modelo de aquisição de medicamentos

O Ministério da Saúde anunciou ontem (27) que vai adotar um novo modelo para aquisição de medicamentos que serão incorporados ao Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta é fazer o compartilhamento de riscos com os laboratórios, de modo que o pagamento por medicamentos de alto custo seja feito mediante o progresso no tratamento do paciente.

Entidades ligadas a pacientes com doenças raras, que necessitam desses medicamentos, elogiaram a medida. A proposta, diz a pasta, já é adotada em outros países, como Inglaterra, Canadá, Espanha e Alemanha.

Conforme o ministério, o primeiro medicamento que pode ser incorporado pela modalidade é o nusinersen (spinraza), indicado para a atrofia muscular espinhal (AME), doença progressiva que afeta os neurônios e leva à incapacidade de movimentar praticamente todos os músculos do corpo.

O governo federal destacou também que investe em pesquisa. “Estão em estudo 130 projetos para desenvolvimento de pesquisas, incluindo kits de diagnóstico para detecção rápida de doenças raras, com valor aproximado de R$ 21,9 milhões.”

Com informações do jornal O Estado de S. Paulo.

Foto ilustrativa: Pixabay

 

Outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Sobe para 175 o número de mortos no RS após enchentes

Cobra News (User)

Governo completa 300 dias, comemora investimentos e apresenta reformas

Selecionados na chamada regular do Sisu podem se matricular até quarta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais