O Ministério da Agricultura e Pecuária anunciou a suspensão de exposições, torneios, feiras e outros eventos com aglomeração de aves. A medida, publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (27), visa reduzir os riscos de entrada e propagação da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP-H5N1) no Brasil.
De acordo com a portaria, os eventos só poderão ser realizados com a autorização do Serviço Veterinário Estadual, que deverá avaliar a situação epidemiológica da região e exigir que a organização do evento apresente um plano de biosseguridade para prevenir a disseminação da doença.
Outra medida suspensa pela portaria envolve a criação de aves ao ar livre, especialmente aquelas com acesso a piquetes sem telas na parte superior. As restrições terão validade de 180 dias, com possibilidade de prorrogação, caso necessário.
As ações preventivas ocorrem em resposta ao aumento de casos de gripe aviária em outros países do continente americano. Nos Estados Unidos, por exemplo, um surto devastou granjas, comprometendo o abastecimento de produtos como ovos e aumentando seus preços. O país também registrou uma infecção humana, que resultou em óbito.
Com informações:G1
MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1