O Portal do Norte do Paraná
Região

Governo lança edital do Viaduto do Bratislava, em Cambé

O Governo do Paraná publicou nesta quarta-feira (24) o edital de licitação para elaboração de projeto e execução de obra de arte especial na BR-369, cruzamento com a Avenida Brasil e a Estrada do Bratislava, em Cambé, Norte do Estado. Na região, a obra é conhecida como Viaduto do Bratislava.

“A construção do viaduto Bratislava é uma importante obra para Londrina, para Cambé, para todo o Norte do Paraná, um compromisso do governo Ratinho Júnior que está sendo cumprido. Nesse momento de pandemia, isso significa investimentos, geração de emprego e renda em toda a região”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex.

O edital prevê um valor máximo de R$ 18.015.328,03, sendo R$ 350.088,42 para a elaboração do projeto e R$ 17.665.239,61 para a execução da obra, e um prazo de 18 meses – três para o projeto e 15 para concluir os serviços.

As empresas e consórcios interessados devem baixar o edital disponível no portal www.comprasparana.pr.gov.br e encaminhar as propostas até as 14h do dia 23 de julho. O critério de seleção desta licitação será o menor preço.

Obra

A obra será realizada na altura do km 163 da BR-369. “Vamos rebaixar a BR-369 para criar uma trincheira, e executar sobre a rodovia dois viadutos, que darão continuidade à Avenida Brasil e a Estrada Bratislava”, explica o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), Fernando Furiatti. Os serviços começam no km 162 da BR-369 e vão até o km 163, em uma extensão aproximada de 800 metros.

A obra prevê serviços de terraplenagem para rebaixar a rodovia, nova pavimentação do trecho, drenagem e obras de arte correntes (como bueiros, bocas de lobo, drenos, valas e sarjetas), muro de contenção nas laterais da trincheira, execução dos dois viadutos, sinalização horizontal e vertical e os demais serviços de engenharia que visem o conforto e segurança dos usuários. Como a rodovia possui faixa de domínio de 30 metros para cada lado de seu eixo, não serão necessárias desapropriações.

Regime diferenciado

A licitação está utilizando a modalidade Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCi), inédita no Paraná, que além de ser mais ágil que a licitação padrão, permite a contratação de uma única empresa ou consórcio de empresas para elaborar o projeto executivo de engenharia e imediatamente dar início à execução da obra.

“Com essa modalidade de licitação, nova no Paraná, vamos dar celeridade a obras que estão sendo aguardadas há décadas e que precisam sair do papel”, afirma Alex. No RDCi, por exemplo, será verificada a documentação somente da empresa vencedora da licitação, e não de todos os participantes, tornando esta fase de habilitação muito mais rápida. E há somente uma fase para interposição de recursos, após a habilitação da vencedora.

Inovação

No edital, seguindo as exigências desta modalidade, estão previstas a inovação tecnológica ou técnica, e a possibilidade de execução com diferentes metodologias. Isto significa que o projeto e a obra podem utilizar tecnologias ou métodos mais modernos que os previstos, visando ganhos em tempo, qualidade e investimento.

Os editais na modalidade RDCi já são empregados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), autarquia federal que apoiou o DER/PR na elaboração do edital do Viaduto da Bratislava. “Tivemos uma verdadeira parceria com o DNIT para criar esse edital, e esperamos que ele seja o primeiro de muitos. Vamos colocar o Paraná como um destaque no setor de execução de obras de infraestrutura, do mesmo modo que o Governo Federal tem se destacado nessa área”, diz Fernando Furiatti.

Cruzamento

O cruzamento entre a BR-369, a Avenida Brasil e a Estrada do Bratislava está na rota principal do trecho Londrina – Maringá, apresentando tráfego intenso de veículos. Por ali passam também moradores de cidades próximas, como Rolândia, Arapongas ou Ibiporã, que se deslocam para trabalhar.

Atualmente a interseção conta com semáforos para atender os quatro sentidos, e nos horários de pico apresenta engarrafamentos. A estimativa para o volume de tráfego diário médio de veículos no local é de quase 20 mil automóveis e mais de 6 mil caminhões.

Um projeto de engenharia para execução da obra, doado ao DER/PR há alguns anos, foi reclassificado como anteprojeto, por não atender aos requisitos técnicos necessários para contratação da obra, e aproveitado na elaboração do edital atual.

Fonte: AEN

Foto: DER

Outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Centenário do Sul: Motorista embriagado é preso depois de bater carro contra veículo da Polícia Militar

Sábado é Dia D de vacinação contra a gripe

“Número elevado de homicídios em Apucarana é incomum”, diz delegado

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais