O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Governo do Paraná diz que está aberto para negociar vacinas contra Covid-19, mas aguarda liberação da Anvisa

O governo do Paraná divulgou nota nesta terça-feira (8) informando que já tem reservado R$ 200 milhões para a compra de vacinas contra a Covid-19. Segundo a nota, o Estado está aberto a negociar com todos os laboratórios que vêm testando vacinas contra o coronavírus, mas aguarda liberação da Agência Nacional de Vigilância (Anvisa). O comunicado foi emitido após reunião entre governadores e o ministro da Saúde Eduardo Pazuello.

“A reunião desta terça-feira (8) mostrou que o Ministério da Saúde está empenhado com a vacinação contra o novo coronavírus e acredita no Programa Nacional de Imunização (PNI), uma das grandes conquistas da saúde pública. O governo federal manteve a disposição de dialogar com diversos laboratórios e com os outros estados, e garantiu distribuição igualitária e volume necessário de imunizantes para atender todo o País, desde que aprovados pela Anvisa. O Governo do Estado do Paraná está agindo para trazer vacinas com eficácia garantida e que possam ser usadas com segurança pela população no menor tempo possível, tendo reservado R$ 200 milhões para a aquisição daquela que apresentar os resultados mais satisfatórios. O Estado está aberto a negociar com todos os laboratórios que vêm testando vacinas contra o coronavírus, mas aguarda liberações do órgão regulador federal”, diz a nota do governo do Paraná.

Pazuello garante compra de vacinas

“Todas as vacinas que tiverem sua eficácia e registros da maneira correta na Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária], se houver necessidade, vão ser adquiridas. O presidente Jair Bolsonaro já deixou isso de forma clara”. A declaração foi feita pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em uma reunião, nesta terça-feira (8), com os governadores de 15 estados para discutir a compra de vacinas contra a covid-19, no Palácio do Planalto.

Ao grupo que participou do encontro – parte presencialmente e parte por videoconferência –, Pazuello lembrou os acordos já feitos pelo governo federal com o laboratório AstraZeneca para a compra de 260 milhões de doses e insumos para fabricação, e a entrada no consórcio Covax Facility, para compra de 42 milhões de doses de vacinas. “O SUS já tem capacidade [para compra] de 300 milhões de doses para 2021”, disse.

Informações: Bem Paraná

Imagem ilustrativa/Pixabay

Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Paraná registra primeira morte por dengue em 2022

Ofício da Sesa solicita ao Ministério da Saúde insumos para combate à dengue e chikungunya

MPPR promove debate sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, que completa 30 anos

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais