Recursos serão transferidos para os Fundos Municipais de Saúde. É dinheiro para hospitais que atendem pelo SUS, para municípios e diversos outros programas.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior confirmou o repasse de R$ 32 milhões para custear programas da área da saúde do Paraná. Os recursos serão destinados ao Hospsus (Programa de Apoio aos Hospitais Públicos e Filantrópicos que atendem pelo SUS), ao Apsus (Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde), ao Samu, aos núcleos de apoio à saúde da família, incentivo de custeio à oncologia, centro de atenção psicossocial e política nacional de atenção integral à saúde das pessoas privadas de liberdade.
O anúncio foi feito durante a solenidade que formalizou a posse do médico Beto Preto na Secretaria de Estado da Saúde. Os recursos regularizam repasses que estavam defasados e serão repassados pelo Fundo Estadual para os Fundos Municipais de Saúde. Essas transferências, na modalidade Fundo a Fundo, estão sendo organizadas por meio da nova regra de financiamento, assinada pelo governador Ratinho Junior e pelo secretário Beto Preto na cerimônia de posse.
O governador afirmou que os recursos atendem necessidades de uma área prioritária para o Estado. O secretário Beto Preto destacou que uma nova portaria criou duas contas em cada município. Até então os municípios precisavam acessar várias contas para chegar até a liberação das verbas do Estado.
Ratinho Junior afirmou que as diretrizes para a gestão são investimento em tecnologia, regionalização do atendimento e atenção prioritária às pessoas. O secretário Beto Preto destacou a transparência como plataforma de interação com a população e a necessidade de melhorar os consórcios intermunicipais de saúde para levar carinho e atendimento às pessoas criando uma rede de assistência para contemplar todas as regiões.
O secretário também falou sobre a questão da vacinação contra a meningite, e destacou que o Governo do Estado trabalha para incentivar as diversas imunizações em todas as faixas etárias.
Trajetória
Carlos Alberto Gebrin Preto tem 51 anos e é médico formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tem especialidades em Medicina Nuclear (Instituto Rio Preto/SP); Medicina do Trabalho; Medicina do Trânsito (USP) e Medicina Legal e Perícias Médicas (Santa Casa de São Paulo). Foi prefeito de Apucarana e secretário municipal de Saúde da cidade. Também foi o primeiro Ouvidor Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), no Ministério da Saúde.
Via AENPR
Foto: Geraldo Bubniak/ANPr
Mais detalhes na programação da Rádio Cultura AM 930