Iniciativa envolve políticas e práticas em torno do respeito à moralidade e eficiência administrativa.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior reuniu-se ontem (12), em Brasília, com o ministro da Controladoria-Geral da União, Wagner de Campos Rosário, para apresentar o Programa Estadual de Integridade e Compliance, do Governo do Paraná. O controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, também participou.
O Programa Estadual envolve a concepção, implementação e monitoramento de políticas, procedimentos e práticas em torno do respeito à moralidade e eficiência administrativa. O Paraná é o primeiro estado a utilizar um programa desta natureza, no sentido de avançar para que todos os órgãos públicos tenham o compliance.
“O objetivo é garantir mais transparência à prestação de serviços para o cidadão e também em licitações e contratos feitos pelos órgãos públicos com a iniciativa privada e prestadores de serviços”, disse o governador. A implantação do programa começou pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, que tem um alto volume de contratos. Será estendido às demais pastas.
O ministro destacou o Estado pela maturidade da proposta e metodologia empregada no programa. Wagner Rosário avaliou que o Paraná está neste momento em um nível superior aos outros estados em relação ao combate à corrupção, prevenção e programa de compliance. Ele afirmou, ainda, que é nessa linha que o governo federal atuará.
“Apresentamos também a proposta única do Due Diligence, que nenhum estado utiliza e é superinovadora”, relatou o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira. A prática consiste numa avaliação de risco prévia a qualquer contratação, aquisição ou parceria.
Ética e cidadania
No encontro, foi proposto que a CGE seja o braço paranaense do programa “Um por todos e todos por um”, desenvolvido pela CGU com apoio do Instituto Mauricio de Sousa. O objetivo é elaborar e disseminar uma agenda de promoção da ética e da cidadania a ser adotada por escolas no âmbito da sala de aula. “Vamos começar no ensino básico e colocar esse programa dentro das universidades para fomentar a cultura do controle social sobre a administração pública”, detalha Siqueira.
O governador convidou o ministro para participar de um evento em Curitiba, na próxima quarta-feira (20), com diretores de escolas e secretários municipais de educação.
Combate à corrupção
Também na tarde de terça-feira (12), o governador e o controlador-geral se reuniram na capital federal com o diretor executivo da Transparência Internacional, Bruno Brandão.
Além da apresentação do programa de compliance, foi tratada a adequação ao Paraná de algumas das Novas Medidas Contra a Corrupção, elaboradas pela ONG com foco no governo federal. Uma destas ações é agregar todos os processos licitatórios no Portal da Transparência.
Ponta Grossa
A agenda em Brasília também incluiu uma reunião do governador Ratinho Junior com o secretário nacional da Aviação Civil, Ronei Saggioro Glanzmann. No encontro, foi confirmado o investimento de R$ 35 milhões em infraestrutura do Aeroporto Municipal de Ponta Grossa. O prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, e o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, participaram da reunião.
“O aeroporto é importante não só para Ponta Grossa, mas para a região, para o desenvolvimento do Paraná”, disse Ratinho Junior. Ele disse que o objetivo do governo é fortalecer a infraestrutura do Paraná e nesta estratégia entram os aeroportos regionais, que contribuem para estimular o desenvolvimento.
O aeroporto receberá melhorias no terminal de passageiros, estacionamento de veículos, taxiway – espaço para deslocamento em solo e/ou manobra de aeronaves –, pátio e área de giro de aeronaves.
Via AENPr
Fotos: Rodrigo Félix Leal/ANPr
Outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930