A pequena agricultora Joelma Aparecida de Souza Carvalho tentou levar sua mãe, uma idosa de 84 anos, a uma agência bancária do Banco Itaú para fazer a prova de vida, no calçadão de Londrina. Joelma afirma ter sido maltratada pelo gerente da agência.
De acordo com as informações prestadas por ela, o gerente não quis descer ao estacionamento, como é obrigatório fazer por exigência do INSS. Joelma teve que levar a mãe cadeirante, Lázara Maria de Souza, até o interior da instituição financeira.
Joelma relata que a mãe sofre de Mal de Alzheimer e trata de um enfisema pulmonar, ficando impossibilitada de chegar ao piso superior da agência bancária, por isso a necessidade de que o gerente se deslocasse até o carro onde a idosa se encontrava.
Joelma mora na Usina Três Bocas, na zona rural da cidade, a 40 km de distância do banco. Segundo ela, foi preciso passar por chuva, frio e lama para conseguir chegar até a instituição financeira.
Além da situação constrangedora criada pelo gerente, quando ia entrar na agência com a cadeira de rodas, Joelma acabou desequilibrando empurrando o equipamento pela rampa e dona Lázara caiu. A idosa já sofre de problemas de saúde e acabou fraturando o braço, teve traumatismo craniano leve e precisou ser internada.
Dona Lázara foi levada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim do Sol e fez uma tomografia. Não tivemos acesso ao resultado do exame.
Outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930