Que perigo! O narrador Galvão Bueno acabou sendo vítima de uma fake news após golpistas usarem sua voz por inteligência artificial para narrar uma notícia falsa. Em um vídeo que já está dando o que falar na internet, o veterano afirma que o presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), está ‘desesperado por correr risco de levar punição da FIFA’.
“Vamos vendo do que as pessoas sem caráter e sem nível são capazes de fazer. Criaram um vídeo, de uma briga antiga que existe contra a CBF, e usaram inteligência artificial para fazer uma montagem com a minha voz de coisas que eu nunca disse nem nunca diria”, criticou Galvão.
“Imagina isso? Quero deixar muito claro que nego, com todas as forças, de que seja minha voz gravada, e que eu tenha falado essas coisas”, acrescentou o narrador e ex-contratado da Globo, visivelmente abalado e chocado com o ocorrido.
Entenda melhor o que aconteceu
A técnica chamada “deep voice” refere-se a uma prática na área de inteligência artificial em que computadores são treinados para gerar vozes humanas de forma mais natural e realista. Isso é alcançado por meio do uso de algoritmos avançados e grandes conjuntos de dados de áudio para ensinar a máquina a imitar padrões de fala humana, o que muitas vezes pode ser perigoso.
No vídeo da notícia falsa gravada com deep voice, uma voz que imitava perfeitamente à de Galvão Bueno diz: “Ednaldo, o Edinóquio, está desesperado. Inventou que a Fifa pode punir a CBF e os times brasileiros por interferência”.
Com informações:Metropolitana FM
MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1