O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) cumpriu, nesta quinta-feira (28), 15 mandados de busca e apreensão contra uma grupo criminoso suspeito de revender carros adulterados.
Foram cumpridos oito mandados em Telêmaco Borba, nos Campos Gerais do Paraná, quatro em Marialva, dois em Astorga e um em Londrina, ambas as cidades localizadas na região norte do estado. Os mandados foram cumpridos em residências dos investigados, oficinas mecânicas, lojas de veículos e em um posto de atendimento do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran).
O Gaeco de Ponta Grossa começou a investigar a organização criminosa, composta por pessoas, oficinas mecânicas e revendas de carros, em novembro de 2017.
Segundo o MP-PR, os suspeitos compravam peças de veículos de forma ilícita para consertar carros danificados, adquiridos em leilões de seguradoras. Depois, a organização investigada revendia esses automóveis.
Além de consertarem e colocarem os veículos à venda de forma irregular, há a suspeita de utilização de documentos falsos para a expedição do certificado de inspeção veicular e da regularização dos veículos pelo Departamento de Trânsito (Detran). Há a suspeita de que isso ocorria a partir de pagamento de propina a agentes públicos.
A operação foi denominada de Vehicle Identification Number (VIN). São investigados crimes como receptação de veículos furtados e roubados, adulteração de sinal identificador de veículos, falsidade ideológica e corrupção ativa e passiva.
Essas e outras informações na nossa programação Rádio Cultura AM 930
(Via Portal G1)