O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Frente fria no Sul do Brasil traz temporais para o Paraná nesta sexta-feira, informa Simepar

Duas frentes frias trarão temporais ao Paraná nos próximos dias, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). A primeira delas está no Sul do Brasil, e trará impacto para as regiões paranaenses já nesta sexta-feira (28). Após o temporal, o fim de semana terá predomínio de sol até a chegada da segunda frente fria, prevista para segunda-feira (31).

“Pequenos núcleos de instabilidade se formam à dianteira do sistema frontal e se organizam em forma de linha de instabilidade, que avança rapidamente pelas regiões paranaenses ocasionando algumas pancadas fortes de chuva, raios e principalmente rajadas fortes de vento nesta sexta-feira. Isso pode trazer vários transtornos para certas regiões do estado como no Noroeste e Oeste paranaense, principalmente”, explica Lizandro Jacobsen, meteorologista do Simepar.

Também estão previstos temporais entre o Sudoeste e Centro-Sul do Estado entre a tarde e a noite de sexta-feira. No Leste do Paraná, entre a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, as chuvas chegam também no fim da tarde e início da noite, com menos severidade do que no Interior. “No Norte, especialmente na noite de sexta-feira, também ocorrem alguns temporais, mas de forma bem mais irregular do que nas outras regiões do Estado”, ressalta Jacobsen.

Na próxima semana, outra frente fria chega até o Paraná, e novamente estão previstos temporais em várias regiões do Estado. “É uma característica da frente fria, que é uma zona de separação entre duas massas de ar, uma de ar frio e outra de ar quente. Ela provoca redução da temperatura, aumento da nebulosidade, vendavais e temporais (chuva intensa, com raios e granizo)”, diz Reinaldo Kneib, meteorologista do Simep

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Com informações:G1

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Coronavírus: Paraná chega a 151.293 casos confirmados e 3.761 mortes

Com colheita no fim, governo prevê maior safra de verão da história do Paraná

Paraná inicia distribuição de mais 525 mil doses de vacinas contra a Covid-19

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais