Os trâmites da Comissão Processante seguem conforme previsto e sessão de julgamento está marcada para o dia 2 de fevereiro, às 17h
O prefeito afastado de Rolândia, Luiz Francisconi Neto (PSDB), não compareceu a mais um depoimento à Comissão Processante (CP). A Câmara Municipal ouviria o prefeito na quinta-feira (24), às 18h05. Por volta das 18h15 a defesa chegou ao local para protocolar um pedido de adiamento do depoimento.
De acordo com informações de Irineu de Paula (PSDB), presidente da CP, a justificativa da defesa foi que Anderson Mariano, advogado que representa Francisconi, estaria em Curitiba e teria passado mal na manhã de ontem (24) e necessitado de atendimento médico de urgência. A defesa apresentou o atestado médico de Mariano.
Os integrantes da Comissão Processante, vereadores Irineu, Reginaldo Silva (SD) e Edileine Griggio (PSC), deliberaram sobre o pedido da defesa e decidiram não conceder o adiamento. De acordo com Irineu, a aceitação poderia prejudicar os prazos de andamento da CP. O presidente relembrou que foram dadas três oportunidades para que Francisconi fosse até a Câmara prestar esclarecimentos sobre as acusações. Os membros da Comissão sugeriram que o prefeito afastado fosse ouvido mesmo depois do horário marcado, mas ele não foi à oitiva.
De acordo com Reginaldo, relator da Comissão, foi a última oportunidade de depoimento concedida a Francisconi. Agora o prefeito afastado tem cinco dias para apresentar as alegações finais por escrito e a CP segue os trâmites legais.
A sessão de julgamento está marcada para o dia 2 de fevereiro – um sábado – às 17h, quando a Câmara irá deliberar se Francisconi terá o mandato cassado ou se a denúncia será arquivada.
O prefeito está afastado do cargo desde setembro de 2018. Ele é investigado pela Operação Patrocínio, do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), acusado de receber propina de empresas em troca de favorecimento em licitações. A Câmara de Vereadores instaurou a Comissão Processante para investigar as supostas irregularidades.
Texto e fotos: Daiane Valentin
Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930