O prefeito afastado Luiz Francisconi Neto (PSDB) foi absolvido das acusações no julgamento na Câmara Municipal de Rolândia, na noite deste sábado (2). Foram seis votos a favor da cassação e quatro abstenções. Para que o mandato fosse cassado, precisaria de sete votos.
Muitos rolandenses participaram da sessão e muitos outros acompanharam a sessão extraordinária em transmissão ao vivo pelo Facebook. Francisconi compareceu ao julgamento e usou do seu direito de defesa.
Os vereadores a favor da cassação foram: Alex Santana (PSD), Andrezinho da Farmácia (PSC), João Ardigo (PSB), Reginaldo Silva (SD), Rodrigão (SD) e Edileine Griggio (PSC). Os parlamentares que se abstiveram foram Maria do Carmo (PSDB), Eugênio Serpeloni (PSD), Irineu de Paula (PSDB) e Leandro Olímpio (PSC) – suplente que votou no lugar de João Gaúcho (PSC), autor da denúncia.
Mesmo com a absolvição, o prefeito afastado não volta para o cargo.
Francisconi está afastado da Prefeitura desde setembro de 2018. Ele é investigado pela Operação Patrocínio, do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), acusado de receber propina de empresas em troca de favorecimento em licitações. Uma Comissão Processante havia sido aberta na Câmara para investigar as supostas irregularidades.
Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930