O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Fiscalização de crimes ambientais será intensificada no Paraná

Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e Turismo e Polícia Ambiental reforçaram parceria para atuação conjunta com o objetivo de potencializar as ações.

 

Novas estratégias de atuação para intensificar a fiscalização de crimes ambientais foram o assunto da reunião entre o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes, o comandante da Polícia Ambiental Força Verde do Paraná, tenente-coronel Adilson Luiz Correa dos Santos, e integrantes do batalhão. O encontro aconteceu segunda-feira (18).

Segundo o secretário, a Força Verde, que tem cerca de 500 integrantes, vai auxiliar em várias ações, especialmente na fiscalização de clandestinos, aqueles que não procuram o Estado para um licenciamento ambiental, causando danos significativos ao setor.

“Nossa função é facilitar sem flexibilizar, dando rapidez aos licenciamentos ambientais”, disse Nunes. “Entendemos que quem nos procura para obter um licenciamento, para gerar emprego e renda, pagar impostos e melhorar a vida da sociedade tem que ser valorizado, enquanto os clandestinos, os contraventores, terão uma atuação severa. Crime é crime, independente da área em que aconteça”, afirmou.

Integração

O comandante da Força Verde também destacou a importância da parceria. “Esse encontro representou a renovação da integração com a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e Turismo e todos os órgãos vinculados. O Batalhão fica à disposição com os mais de 30 postos no Estado”, disse ele, anunciando que nos próximos dias serão aprovados alguns protocolos de atendimento, em especial sobre animais silvestres.

Segundo o capitão Marcos Cesar Paluch, integrante da Força Verde, a reunião foi um primeiro passo para maximizar as ações de polícia ambiental para atendimento dos crimes em todo o Paraná.

Municipalização

Para o capitão Álvaro Gruntowski, o encontro foi importante para as instituições estreitarem relações e trabalhem em conjunto. “Outro desafio será trazer os municípios para falar a mesma linguagem dessa parceria, já que eles têm muitas atribuições e competências na área de meio ambiente”, disse.

Via Agência de Notícias do Paraná

Foto: Divulgação/SEMA

 

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Secretaria da Saúde alerta sobre a importância da vacinação contra a gripe

Ministério da Saúde confirma envio emergencial de inseticida para combater o Aedes Aegypti

Secretaria da Saúde confirma 12.690 novos casos e 8 óbitos pela Covid-19

Cobra News (User)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais