A Fiocruz e a Secretaria de Saúde de Goiás confirmaram o primeiro caso, no Brasil, do tipo mais transmissível da dengue, muito raro em toda a América.
A nova linhagem da dengue contaminou um paciente de Aparecida de Goiânia.
É o segundo registro nas Américas, o primeiro é de 2020, no Peru.Pesquisadores publicaram os dados em um site destinado à comunidade científica, que permite a divulgação rápida de resultados. O estudo agora será revisado por outros cientistas.
O vírus da dengue possui quatro sorotipos, e cada um pode ser subdividido em diferentes linhagens. O genótipo cosmopolita, identificado em Goiás, é uma das seis linhagens do sorotipo 2.
Ele é considerado o mais transmissível do mundo, com registros em países da Ásia, Pacífico, Oriente Médio e África. E agora, pela primeira vez, no Brasil.
A identificação foi feita no setor de sequenciamento do Laboratório Central de Saúde Pública de Goiás, em una parceria com a Fiocruz. No mês de fevereiro, foram analisadas 52 amostras de soro de pacientes de todo o estado. Dessas, 26 eram do tipo 2 da dengue, e entre elas, uma era da linhagem cosmopolita.
Os pesquisadores comunicaram o resultado dos exames às vigilâncias epidemiológicas de Goiás e de Aparecida de Goiânia. O paciente era um homem de 57 anos, que já se recuperou completamente. As autoridades em saúde afirmam que a nova linhagem não tem relação com o grande número de casos de dengue registrados em Goiás. Outras análises serão feitas em junho para ver se houve novas contaminações.
Via:Agência Brasil
MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1