O Portal do Norte do Paraná
Brasil

Fiocruz e Secretaria de Saúde de Goiás confirmam primeiro caso no Brasil de tipo mais transmissível da dengue

A Fiocruz e a Secretaria de Saúde de Goiás confirmaram o primeiro caso, no Brasil, do tipo mais transmissível da dengue, muito raro em toda a América.

A nova linhagem da dengue contaminou um paciente de Aparecida de Goiânia.

É o segundo registro nas Américas, o primeiro é de 2020, no Peru.Pesquisadores publicaram os dados em um site destinado à comunidade científica, que permite a divulgação rápida de resultados. O estudo agora será revisado por outros cientistas.

O vírus da dengue possui quatro sorotipos, e cada um pode ser subdividido em diferentes linhagens. O genótipo cosmopolita, identificado em Goiás, é uma das seis linhagens do sorotipo 2.

Ele é considerado o mais transmissível do mundo, com registros em países da Ásia, Pacífico, Oriente Médio e África. E agora, pela primeira vez, no Brasil.

A identificação foi feita no setor de sequenciamento do Laboratório Central de Saúde Pública de Goiás, em una parceria com a Fiocruz. No mês de fevereiro, foram analisadas 52 amostras de soro de pacientes de todo o estado. Dessas, 26 eram do tipo 2 da dengue, e entre elas, uma era da linhagem cosmopolita.

Os pesquisadores comunicaram o resultado dos exames às vigilâncias epidemiológicas de Goiás e de Aparecida de Goiânia. O paciente era um homem de 57 anos, que já se recuperou completamente. As autoridades em saúde afirmam que a nova linhagem não tem relação com o grande número de casos de dengue registrados em Goiás. Outras análises serão feitas em junho para ver se houve novas contaminações.

Via:Agência Brasil

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Depois de três meses no exterior , Jair Bolsonaro chega na manhã desta quinta-feira ao Brasil

Cobra News (User)

Ministério da Saúde confirma primeiro caso de coronavírus no Brasil

Maio terá bandeira amarela na tarifa de energia elétrica

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais