O Paraná registrou nesta terça-feira (1º de junho) um novo recorde no número de pacientes com quadro suspeito ou confirmado de Covid-19 aguardando por um leito em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Conforme dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa-PR), 712 pessoas aguardavam por tratamento intensivo no estado às 11 horas de hoje. Anteriormente, o recorde de pacientes na fila por uma UTI havia sido registrado em 17 de março, com 708 pessoas.
Como se pode notar pelo gráfico abaixo, desde que foi registrado o último pico de pacientes aguardando por tratamento intensivo a fila de espera registrou uma retomada em V. Em 14 de abril, por exemplo, foi registrada a menor fila no estado desde março, com 90 pacientes esperando por leito em UTI. Ontem, como já citado, eram 712 pessoas na fila.
Em pouco mais de um mês e meio, portanto, o número de pacientes aguardando por internação numa UTI cresceu 691,11% no estado.
Além dos pacientes aguardando por uma UTI, o Paraná também tem 500 pessoas na fila esperando por um leito em enfermaria. Com isso, o estado soma um total de 1.212 pacientes na fila de espera por algum leito Covid no estado, número inferior ao dos dois dias anteriores, mas ainda em patamar elevadíssimo.
Desde março, a maior fila de pacientes foi registrada em 16 de março, quando 1.357 pessoas esperavam por internação (641 no aguardo por um leito em UTI e 716 por um leito em enfermaria).
Com informações:Bem Paraná
Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930