A tradicional Festa de Santo Antônio continua reunindo centenas de cambeenses neste final de semana. A principal atração deste sábado (15) é o Show de Prêmios, a partir das 15h. Hoje e amanhã (16) à noite, os devotos do Santo podem participar das quermesses com diversas atrações.
Os cambeenses irão concorrer a cinco prêmios:
1º – R$ 5 mil;
2º – 1 TV smart de 49 polegadas;
3º – Uma máquina de lavar 16kg;
4º – Um jogo de quarto completo com cama boxe;
5º – Um smartphone J8.
Na próxima quinta-feira (20), dia de Corpus Christi, a paróquia também realiza uma quermesse. As comemorações encerram no dia 23 (domingo), com um almoço que terá churrasco galeto, arroz branco e temperado, salada, mandioca e farofa. Após o almoço será realizado o leilão de gado.
As quermesses são realizadas no Centro de Eventos de Cambé, que fica na rua Espanha, 289, no centro.
Fé, alegria e devoção
A tradicional Festa de Santo Antônio em Cambé começou no sábado (8) passado e é organizada pela Igreja Matriz com apoio da Prefeitura Municipal. O Santo é o padroeiro do município e todos os anos os fiéis se reúnem em uma celebração de vários dias.
Na última quinta-feira (13), dia de Santo Antônio, o destaque da festa foi o bolo com medalhinhas do padroeiro. De acordo com a organização, 14 mil pedaços de bolo foram preparados, com 5 mil medalhinhas, para serem vendidos durante todo o dia. Estela Camata, coordenadora da festa, relata que quase todos os pedaços de bolo foram vendidos, mas a venda continua durante este sábado.
Segundo Maria Lovato, coordenadora das cerca de 100 voluntárias que colocaram a “mão na massa”, a preparação para a venda começou no mês de abril, com a encomenda das massas e compra dos demais ingredientes necessários.
Maria explica que há uma crença de que quem encontra a medalhinha de Santo Antônio encontra um amor e um bom casamento ou recebe uma graça há muito tempo pedida ao Santo. “A fé move montanhas, depende da fé de cada um”. Maria ressalta que há testemunhos de casamentos e graças relacionados à medalhinha.
Na quinta, o evento reuniu centenas de pessoas e à noite os fiéis puderam acompanhar um belo show de fogos de artifício.
Tradição
O padre Cristiano, responsável pela paróquia, conta que a festa é uma celebração ao padroeiro Santo Antônio. De acordo com ele, a tradicional festa faz parte da história de Cambé há mais de 80 anos. A celebração já acontecia todos os anos quando ainda existia apenas um vilarejo no local que viria a ser o município.
Estela Camata agradece a todos os voluntários que atuam na preparação todos os anos e relata que, embora haja muito trabalho, é gratificante essa mobilização de fé e celebração.
Por Daiane Valentin
Fotos: Claudemir Frigo
Mais notícias na programação da Rádio Cultura AM 930