A FEL (Fundação de Esportes de Londrina) garante que as melhorias que estão sendo realizadas no estádio do Café estarão concluídas até o primeiro jogo do Londrina em casa no Campeonato Brasileiro da Série B, na próxima sexta-feira (3), contra o Brasil (RS).
As reformas fazem parte de um pacote para atender às exigências da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros e estão sendo feitas em conjunto entre a FEL e o Londrina.
As principais intervenções estão acontecendo nos vestiários, com as trocas dos forros e telhados. Está sendo reformado também um vestiário exclusivo para a arbitragem feminina e para o controle de doping, além da ampliação da sala de imprensa.
“Havia uma restrição quanto ao forro de madeira por parte do Corpo de Bombeiros, e está sendo trocado por PVC. Estamos substituindo também o madeiramento do telhado e as telhas que estavam danificadas”, explicou o presidente da FEL, Fernando Madureira.
As obras nestes setores serão custeadas pelo LEC, em uma permuta que está sendo estabelecida com o município e chancelada pelo Ministério Público. Em troca dos valores referentes ao aluguel pelo uso do estádio de 2018 a 2020, o clube vai bancar a reforma.
“As melhorias vão custar algo em torno de R$ 280 mil e sugerimos esta troca com o município. As reformas estão sendo feitas em etapas, levando em conta a agenda de jogos, para não prejudicar a realização das partidas no Café”, ressaltou o presidente do LEC, Claudio Canuto.
Em relação ao sistema de iluminação, estão sendo trocadas cerca de 20 lâmpadas das quatro torres que estavam queimadas. De acordo com Madureira, o município conseguiu aprovar junto à Copel um projeto de economia energética, que vai permitir a modernização do sistema interno de iluminação em setores como o das cadeiras cativas, banheiros e acessos ao estádio.
“Infelizmente, não conseguimos aprovar também no projeto a troca da iluminação do gramado, já que o investimento seria muito grande e o retorno de economia de energia, pequeno. Por isso, já estamos buscando outras alternativas”, apontou o presidente da FEL.
Os quatro laudos obrigatórios para a liberação do estádio estão validados. O de combate e prevenção de incêndio e o de condições sanitárias e de higiene valem até o fim deste ano, enquanto os de segurança e de engenharia têm validade até 2020.
Por Folha de Londrina
Foto: Marcos Zanutto
Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930