Por determinação do Coesp (Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública), as feiras livres seguem suspensas em Londrina. O decreto que suspendeu a realização das mesmas foi assinado na última segunda-feira (20) e, como não foi revogado pelo poder público, continua valendo.
No entanto, algumas feiras foram realizadas no município na última terça (21) e nesta quarta-feira (22). Bancas foram montadas na rua Souza Naves e na Vila Nova, na região central, e nos bairros Aeroporto e Interlagos, zona leste.
O presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Marcelo Cortez, explicou que realizou uma reunião nesta quarta-feira (22) com alguns responsáveis por feiras livres em Londrina, ofereceu alternativas e disse que caso haja desobediência, após previamente haver uma notificação, a recusa pode acabar em sanções.
“Nos colocamos à disposição dos feirantes, de todo e qualquer aquele que quisesse um espaço público para poder explorar e poder provisoriamente estar em outro local sem haver aglomerações”
Já o prefeito Marcelo Belinati (PP), em entrevista realizada também nesta quarta-feira (22), defendeu que seria possível manter as feiras com restrições, assim como aconteceu com o comércio.
“Eu creio que é perfeitamente possível conciliar a atividade do feirante. É claro que tem que se prevenir e evitar aglomerações, tomando por base as medidas necessárias, como álcool em gel, distanciamento entre as pessoas, entre as barracas. Eu defendo a volta das feiras porque é uma atividade importante que envolve a venda de alimentos, assim como mercados, açogues, padarias, entre outros”
Essas e outras informações na nossa programação Rádio Cultura AM 930
(Via Portal Paiquerê)