As cooperações políticas e administrativas são os principais objetivos do protocolo de intenções firmado no último sábado (27) pelos governadores dos sete estados do Sul e do Sudeste do Brasil. Eles se reuniram no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo de São Paulo, para a segunda reunião do Cosud (Consórcio de Integração Sul e Sudeste), criado no mês passado.
O governador do Paraná em exercício, Darci Piana, participou da reunião e também assinou o documento, junto com os governadores de São Paulo, João Doria; de Minas Gerais, Romeu Zema; do Espírito Santo, Renato Casagrande; de Santa Catarina, Carlos Moisés; do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; e do vice-governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro. Darci Piana ressaltou que a integração entre os estados é fundamental para encontrar soluções e fortalecer as demandas junto ao governo federal.
O protocolo prevê a cooperação nos campos da política e administração pública para melhoria na qualidade dos serviços públicos, apoio à Reforma da Previdência, crescimento econômico e geração de empregos. O governador de São Paulo, João Doria, afirmou que o consórcio representa uma importante parcela do país.
Os líderes estaduais também assinaram a Carta dos Governadores do Sul e do Sudeste, em que reafirmam o apoio dos sete estados à Reforma da Previdência, que está em tramitação no Congresso Nacional. O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, destacou que a reforma é essencial, mas a pauta dos estados também precisa avançar.
Juntos, os estados das regiões Sul e Sudeste representam 70% da economia do Brasil e têm uma população de cerca de 108 milhões de habitantes. O encontro também contou com a presença de secretários estaduais que participaram de grupos de trabalho para encontrar soluções conjuntas dentro das áreas como segurança pública, saúde, educação, desenvolvimento econômico, tecnologia e infraestrutura.
Informações e foto: AEN
Mais notícias na programação da Rádio Cultura AM 930