A Secretaria de Estado da Saúde confirmou o repasse de R$ 1,5 milhão para 62 municípios paranaenses que estão com taxa de incidência de dengue igual ou superior a 100 casos por 100 mil habitantes. Ou seja, cidades em situação de alerta ou em epidemia.
O aporte financeiro consta na resolução 768/2020, publicada no Diário Oficial do Estado na última quarta-feira (3). “Costumo dizer que esse é o governo dos grandes desafios: dengue, coronavírus com impacto direto na economia e agora a crise hídrica. Temos nos dedicado ao enfrentamento à Covid-19, mas jamais podemos esquecer da dengue e de sempre lembrar as formas de prevenir a doença”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.
Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto explicou que o aporte deverá ser usado em atividades exclusivas à assistência do paciente com dengue. Ou, ainda, em benefício dos agentes de endemias ou comunitários de saúde que realizem atividades relacionadas ao agravo da doença, como compra de equipamentos de proteção individual (EPI), transporte, hospedagem e alimentação, entre outras ações.
“Nossa tendência é de queda no número de casos, mas não baixamos a guarda ainda, temos que avançar no que se refere à prevenção da dengue já pensando no próximo ano”, ressaltou o secretário. “Embora o número de registros positivos para a dengue seja alto, olhamos agora para os novos notificados e quantidade de situações em investigações para parâmetro do cenário”, acrescentou.
Casos
De acordo com o mais recente informe da dengue divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde na última terça-feira (2), o Paraná tinha confirmado 199 mil casos da doença até 30 de maio. O número é referente ao período epidemiológico iniciado em 28 de julho de 2019.
A dengue alcançou 343 municípios do Paraná, sendo que 237 estão em situação de epidemia. Cerca de 60 mil casos ainda estão em investigação.
Municípios
Na região, os municípios beneficiados com recursos para o combate à dengue são: Apucarana, Arapongas, Jaguapitã, Sertanópolis e Tamarana.
Informações: Sesa
Foto: Divulgação/Sesa
Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930