O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Estado orienta aplicação da segunda dose de reforço em idosos acima de 60 anos

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) enviou nesta sexta-feira (1º) para as 22 Regionais um memorando recomendando a aplicação da segunda dose de reforço (ou quarta dose) contra a Covid-19 em idosos acima de 60 anos. A recomendação foi oficializada na Deliberação nº 68/2022 da Comissão Intergestores Bipartite do Paraná (CIB). Inicialmente, a dose extra era ofertada somente para pessoas acima de 80 anos.

O documento ressalta a prioridade para residentes e trabalhadores de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), desde que haja disponibilidade de doses, considerando que o Ministério da Saúde não enviou, até o momento, lotes exclusivos para esta finalidade.

A orientação é que a segunda dose de reforço seja aplicada com intervalo mínimo de quatro meses a partir do primeiro reforço (terceira dose), e que o imunizante utilizado seja da plataforma de RNA mensageiro (Pfizer) ou vacina de vetor viral (Janssen ou AstraZeneca).

Segundo os dados do Vacinômetro nacional, o Paraná já aplicou 23.422.239 vacinas contra a Covid-19, sendo 9.797.642 primeiras doses, 8.762.384 segundas doses, 331.436 doses únicas, 4.248.216 doses de reforço e 282.561 doses adicionais.

O sistema do Ministério da Saúde ainda não incluiu no Vacinômetro o número de vacinas aplicadas como segundas doses de reforço (ou quarta dose), mas, segundo um levantamento prévio da Secretaria, os municípios registraram cerca de 6,9 mil aplicações até agora.

AEN

SINTONIZE COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Governador Ratinho Junior testa negativo para Covid-19

Paraná já aplicou mais de 6 milhões de vacinas contra Covid-19

Na região de Maringá, PRF apreende fuzis e mais de uma tonelada de maconha

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais