O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Estado dá início aos estudos para o anteprojeto do Terminal Metropolitano de Londrina

O Governo do Estado, através da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), realizou nesta terça-feira (17) uma reunião técnica que marcou o início dos estudos preliminares e do anteprojeto para a construção do futuro Terminal Metropolitano de Londrina.

O encontro, realizado na sede do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), contou com a participação de representantes da Amep, Casa Civil, Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL) e da empresa contratada para a execução do projeto.

Durante a reunião, foram apresentados o escopo e o cronograma dos estudos, além de alinhadas as responsabilidades de cada órgão envolvido. O primeiro passo será a elaboração do Relatório Diagnóstico, que visa identificar as necessidades do sistema de transporte público metropolitano, dos usuários e da região central de Londrina. A partir desse diagnóstico, será possível criar um prognóstico e traçar as diretrizes para o desenvolvimento do projeto. A previsão é de que o relatório seja concluído em até 35 dias.

Após o Relatório Diagnóstico, será elaborado o Relatório de Viabilidade Técnica do Empreendimento, que definirá a estrutura do terminal, incluindo áreas comerciais, de serviços, lazer, quantidade de plataformas e linhas de ônibus. Esse relatório será essencial para garantir que o terminal seja projetado de forma técnica e economicamente viável, com previsão de entrega em até 60 dias.

Em paralelo, também serão desenvolvidos os estudos de concepção arquitetônica, visando uma solução esteticamente atrativa e funcional. As plantas, desenhos e maquetes eletrônicas devem ser entregues em até 90 dias. A solução final de engenharia, que envolve a escolha entre estrutura metálica, concreto armado ou pré-fabricado, será concluída em até 120 dias, priorizando sustentabilidade, agilidade e economia na construção.

O diretor-presidente da Amep, Gilson Santos, destacou a importância do projeto para a região. “O Terminal Metropolitano de Londrina será um marco na melhoria da mobilidade urbana, promovendo mais qualidade de vida para a população e integrando de forma eficiente o transporte público. Estamos comprometidos em garantir que o terminal seja um modelo de eficiência e inovação”, disse.

O projeto também incluirá o levantamento topográfico e os estudos geotécnicos e hidrológicos, que serão realizados simultaneamente. Ao final de todo o processo, a empresa responsável entregará os anteprojetos arquitetônicos, estruturais e viários, junto com o plano de execução e orçamento da obra, em até 240 dias.

A expectativa é que o novo Terminal Metropolitano de Londrina ofereça um setor operacional para a circulação de veículos e usuários do transporte público, além de áreas comerciais, de serviços e culturais, valorizando a história e a dinâmica da região central do município.

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Número de casos do coronavírus no Paraná chega a 107.016 com 2.751 mortes

Começa nesta quinta prazo para vencimento da 2ª parcela do IPVA

Paraná segue sem novos casos de sarampo

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais