A vigilância para combater fraudes, que aumenta a cada edição do exame, foi reforçada neste ano com duas medidas. Todos os lanches e bebidas levados pelos estudantes para a sala de provas serão revistados e os candidatos donos de aparelhos eletrônicos que emitirem som serão eliminados do exame.
A obrigação de manter dentro do porta-objeto lacrado celulares, tablets, mp3, relógios com alarme, entre outros, não é novidade. O que foi adicionada é a punição pela perturbação sonora provocada por quem deixar algum aparelho ligado.
A decisão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) de cortar as folhas de rascunho personalizadas para economizar em papel e impressão, anunciada em março, provocou protestos e acabou revogada: o espaço com linhas para rascunhar a redação foi garantido, mas agora está no final do caderno de questões entregue no primeiro dia de provas.
Haverá, também, folha em branco para cálculos no caderno da prova de matemática. Veja abaixo outros detalhes, regras e dicas.
Dia 3 de novembro
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
As questões (45) avaliam conhecimento em língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física, tecnologias da informação e comunicação. A interpretação de texto é muito importante nesta etapa.
Redação
O aluno deve escrever um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas sobre temas socioculturais e comportamentais focados em uma “situação-problema”. Os professores não recomendam tentar adivinhar o tema e, sim, estar preparado para elaborar um bom texto, que apresente solução clara ao problema proposto.
Ciências Humanas e suas Tecnologias
A prova abrange história, geografia, filosofia e sociologia. É a parte do exame que mais aborda temas da atualidade, como a inclusão de acontecimentos do cenário nacional ou internacional, usados como contexto para a construção das questões (45).
Duração: cinco horas e 30 minutos.
Dia 10 de novembro
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Reúne as questões (45) sobre química, física e biologia, incluindo sua associação com construções humanas e nos processos de desenvolvimento econômico, produtivo e social. A exemplo das outras áreas, as perguntas tentam fazer o aluno relacionar o assunto com o cotidiano.
Matemática e suas tecnologias
Envolve cálculos, geometria, interpretação de gráficos e tabelas, comparação entre medidas de grandeza, entre outros. As questões (45) são mais voltadas ao raciocínio lógico do que às fórmulas e testam a capacidade de aplicação dos conhecimentos numéricos na solução de problemas práticos.
Duração: cinco horas.
Horários
- Os portões de acesso abrem às 12h e fecham às 13h.
- As provas terão início às 13h30min. O término da prova será às 19h em 3 de novembro e às 18h30min no dia 10.
- Recomenda-se chegar ao local da prova até as 12h, pois a entrada é proibida após fecharem os portões.
Local da prova
- Foi divulgado em outubro no site do Enem. Para quem ainda não fez o trajeto até o local, orienta-se que se faça neste sábado, para evitar surpresas no domingo.
Novidades
- Os cadernos terão espaço no final para rascunho da redação e cálculos.
- Todos os lanches serão revistados no dia da aplicação.
- Se algum aparelho eletrônico emitir qualquer tipo de som durante a prova, seu dono será eliminado.
O que levar
- Apenas caneta esferográfica de tinta preta, feita em material transparente, pode ser utilizada na prova.
- É obrigatório apresentar documento original de identificação com foto.
- Cédulas de identidade (RG), carteira de trabalho e previdência social e carteira nacional de habilitação com foto serão aceitas. Veja outros documentos de identificação admitidos no site do Inep.
- Não é obrigatório, mas o Ministério da Educação (MEC) aconselha levar também o cartão de confirmação de inscrição.
Gabarito oficial
- Será divulgado na página do Inep em 13 de novembro. Os resultados estarão separados em dias e em cores.
Fonte:G1
Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930