O Ministério da Infraestrutura publicou a relação de empresas habilitadas para os estudos de viabilidade técnica para a privatização dos aeroportos da região sul do País. Nessa sexta rodada de privatização estão incluídos 22 aeroportos, dentre eles o Aeroporto Governador José Richa, de Londrina.
São oito empresas habilitadas que terão 150 dias para apresentarem os resultados dos estudos que vão considerar valor mínimo para outorga, padrão de operações e até as obras que deverão ser concluídas pelos consórcios vencedores.
É o caso de Londrina, que está passando por um processo de desapropriações para ampliação da área do aeroporto. As desapropriações ainda não estão concluídas, mas a partir de agora não há mais a chance de a Infraero fazer os investimentos no terminal londrinense.
Os novos investimentos deverão ser feitos pela iniciativa privada, que deverá participar da rodada de concessões prevista para o segundo semestre do ano que vem. A reportagem procurou a Codel para comentar o assunto, mas o Instituto vai se pronunciar apenas junto com representantes do ministério da infraestrutura.
O governo federal deve confirmar uma audiência pública em Londrina no começo do mês de julho para passar mais detalhes sobre as operações. Segundo a Codel, a proposta de concessão não impede o andamento das desapropriações.
A nova gestão ficará responsável pelos investimentos necessários para a modernização do aeroporto de Londrina. O deputado federal Filipe Barros (PSL), que participou da reunião entre representantes da prefeitura e do ministério afirmou que a orientação do Governo Federal é pela continuidade das desapropriações no entorno do aeroporto.
São oito empresas habilitadas que terão 150 dias para apresentarem os resultados dos estudos que vão considerar valor mínimo para outorga, padrão de operações e até as obras que deverão ser concluídas pelos consórcios vencedores.
Com informações do Portal Paiquerê
Foto: Paiquerê
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