Após questionamentos acerca da perfuração de um poço ao lado do cemitério do distrito Nossa Senhora Aparecida (Bartira), em Rolândia, a Sanepar divulgou uma nota de esclarecimento.
Segundo a Companhia de Saneamento, a localização do poço não irá prejudicar a qualidade da água, pois a captação vem da rocha, no aquífero Serra Geral, e não do lençol freático, localizado no subsolo, local onde se concentra o resíduo líquido do cemitério.
A Sanepar afirma, ainda, que o poço terá 300 metros de profundidade. Além disso, segundo a empresa, se houver água suficiente para distribuição, todos os testes serão realizados para garantir que a água entregue à população seja potável.
Leia a nota da Sanepar, na íntegra:
“A SANEPAR ESCLARECE
Nossa Senhora Aparecida, ou Bartira, é abastecida por dois poços que captam no aquífero Serra Geral, localizados a jusante do cemitério e dentro dos padrões de potabilidade.
O poço com obra em andamento está situado no pátio do reservatório da cidade, localizado ao lado do cemitério, mas a localização não causa problemas, pois a captação da água do poço vem da Rocha, (no aquífero) e não do lençol freático, (no subsolo), onde fica o “chorume” (resíduo líquido) do cemitério. O poço terá 300 metros de profundidade e já foi encamisado (revestido) até 33,7 metros. Este procedimento evita a entrada de água de superfície.
Após a perfuração do poço, se o mesmo resultar produtivo, isto é, se tiver água suficiente em quantidade, todos os testes de potabilidade serão realizados antes de ser distribuído à população. A água só será distribuída depois de confirmados os padrões de qualidade com segurança.
Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar”
Foto: Divulgação
Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930