O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, anunciou na noite desta quinta-feira (19) o fechamento do comércio por no mínimo 15 dias, para tentar conter a proliferação do número de casos do novo coronavírus na cidade. Somente mercados, padarias, sacolões, farmácias e postos de gasolina poderão permanecer abertos, além do serviço de entrega de alimentos, ou delivery. Porém, bares e restaurantes não poderão receber o público nos estabelecimentos.
Conforme o decreto que será publicado nesta sexta-feira (20), há um prazo de 48 horas para que os comerciantes se adaptem, caso necessário, ao fechamento. Porém, a determinação é para que deixem de atender o público o mais rapidamente possível. O transporte coletivo municipal e a prestação de serviço dos servidores também será reduzida a partir de domingo.
O secretário Municipal de Saúde, Felipe Machado, e o presidente da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), Fernando Moraes, participaram da coletiva, na prefeitura. Moraes lembrou que a entidade pediu ao prefeito para debater o adiamento da cobrança de impostos.
Até o momento, Londrina tem um caso confirmado de coronavírus. No Paraná, o governo anunciou hoje mais nove testes positivos, com um total de 23 confirmados, dos quais 17 em Curitiba. Ao todo, 146 exames seguem em investigação.
Essas e outras informações na nossa programação Rádio Cultura AM 930