O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, divulgou que a cidade terá flexibilização em algumas medidas de restrição contra a Covid-19. A decisão se baseia em melhoras de índices como ocupação de leitos, média móvel de casos confirmados por dia, índice de transmissão (R0), entre outros, e foi antecipada durante transmissão on-line realizada ao vivo no último domingo (18). O decreto que normatiza essas mudanças foi publicado nesta segunda-feira (19), no Jornal Oficial do Município.
Dentre as alterações no novo decreto, está a autorização para treinamento dos esportes coletivos, liberação das aulas de hidroginástica, natação e modalidades esportivas aquáticas, mais ampliação das atividades e celebrações religiosas presenciais, como cultos e missas.
“Os treinamentos incluem escolas de futebol, porque no treino pode ter distanciamento e máscaras, nos jogos não. Vamos também estender o horário de cultos e missas, respeitando os critérios de distanciamento. Para restaurantes e lanchonetes, ampliar o período de tolerância, de 30 minutos para uma hora. É um primeiro passo, para proteger a saúde e a vida de vocês, mantendo todas as outras medidas sanitárias que deram resultado”, elencou o prefeito.
Casos registrados
Segundo o boletim da Secretaria Municipal de Saúde divulgado nesta segunda (19), Londrina acumula, desde o início da pandemia do novo coronavírus, 11.732 casos positivos de Covid-19 e outros 86 em andamento, no aguardo de resultado dos exames laboratoriais. Mais de 45 mil casos foram descartados, mediante resultado negativo, e a cidade registrou 294 óbitos provocados pela doença.
Os dados atualizados mostram que Londrina atingiu incidência de 20.592 casos confirmados por milhão de habitantes. A marca é inferior ao índice nacional (24.863/mi hab) e das principais cidades paranaenses, como Cascavel (27.970/mi hab), Curitiba (25.436/mi hab) e Maringá (22.650/mi hab).
Informações: N.com
Foto: Reprodução/Facebook
Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930