Qualquer pessoa com 15 anos de idade ou mais que deseja voltar para a sala de aula pode procurar uma escola que oferta a EJA. Ainda há vagas disponíveis.
A rede estadual de ensino do Paraná recebeu no mês de janeiro 99.202 matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foram 53.796 matrículas no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e 45.406 no Ensino Médio. As aulas começam na próxima quinta-feira (14) e são ofertadas no ensino público.
A modalidade está disponível em 309 escolas estaduais ou Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) em todo o Estado. “As matrículas iniciais foram realizadas em janeiro, mas temos escolas e CEEBJAs com vagas remanescentes, aguardando as matrículas de mais estudantes”, afirma a coordenadora da EJA da Secretaria de Estado da Educação, Marcia Dudeque.
Uma lista completa de estabelecimentos de ensino com EJA está disponível aqui.
Matrículas
Para se matricular na EJA é necessário apresentar original e fotocópia de documento de identificação e ter no mínimo 15 anos completos para ingressar no Ensino Fundamental e 18 anos completos para o Ensino Médio.
O Ensino Fundamental pode ser concluído em, no mínimo, dois anos. O estudante pode terminar o Ensino Médio em um ano e meio. A matrícula e as aulas são totalmente gratuitas e o aluno também tem direito à alimentação escolar fornecida pelo Governo do Paraná.
Disciplinas
O aluno constrói sua grade curricular da maneira que for mais adequada, podendo se matricular em até quatro disciplinas de cada vez.
No Ensino Fundamental as matérias são Arte, Educação Física, Ciências Naturais, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna – Inglês, Língua Portuguesa e Matemática.
Já no Ensino Médio são ofertadas aulas de Arte, Biologia, Educação Física, Física, Filosofia, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna – Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia.
Com informações da AENPr
Fotos: Hedson Alves/Arquivo SEED
Mais notícias na programação da Rádio Cultura AM 930