A disputa eleitoral em Londrina promete ser movimentada. Dez candidatos disputam a vaga no Poder Executivo – no entanto, dois deles tiveram pedidos de impugnação da candidatura apresentado pelo Ministério Público Eleitoral do Paraná ao Juiz da 41ª Zona eleitoral de Londrina.
Os pedidos são contra os candidatos Barbosa Neto (PDT) e Boca Aberta (PROS), com base na lei complementar 64/90 (lei da inelegibilidade). Contra Barbosa Neto pesam quebra de decoro parlamentar e a condenação por improbidade administrativa. Contra Boca Aberta, o MPE alega o fato dele ter sido cassado pela Câmara de Vereados por violar o Código de Ética e Decoro Parlamentar.
Os candidatos, segundo a lei 64/90, terão sete dias para apresentarem defesa.
A coligação “Londrina por quem entende de Londrina”, formada pelos partidos PL-PSDB-PTB-SOLIDARIEDADE-PATRIOTA-PP, que apoia a reeleição de Marcelo Belinati (PP), entrou com uma ação na 41ª Zona Eleitoral do Paraná, também com base na lei 64/90 (lei de inelegibilidade), com o objetivo de impugnar a candidatura de Boca Aberta.
Veja quem são os candidatos a prefeito:
Álvaro Loureiro Junior (PV)
O empresário Álvaro Loureiro Junior pleiteia o cargo de prefeito pela primeira vez – ele já foi candidato a vereador e deputado estadual. Ele é empresário e tem 61 anos.
A candidata a vice-prefeita que compõe a chapa é Suzana Loureiro (PV).
O número de votação é 43.
Barbosa Neto (PDT)
O jornalista Homero Barbosa Neto tem 54 anos e já foi prefeito de Londrina entre 2009 e 2012 e é ex-deputado federal e ex-deputado estadual.
A candidata a vice da chapa é Inês Stadler.
O número na urna é 12.
Boca Aberta (PROS)
Emerson Miguel Petriv, de 49 anos, foi eleito vereador em 2016 e em 2018 foi eleito deputado federal. A chapa foi denominada Londrina de cara nova, agora o povo vai ter vez e voz.
O candidato a vice é o deputado estadual Boca Aberta Júnior.
O número na urna é 90.
Carlos Scalassara (PT)
Carlos Roberto Scalassara, de 59 anos, é advogado e concorre a um cargo político pela primeira vez. Carlos foi procurador-geral do município entre 2001 e 2004 e é ex-vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Londrina.
A candidata a vice-prefeita é Isabel Diniz, também do PT.
O número na urna é o 13.
Delegado Águila Misuta (MDB)
Nelson Águila Misuta, de 57 anos, foi tenente do Corpo de Bombeiros e delegado da Polícia Civil em Londrina. Formado em Arquitetura e Direito, Nelson é professor de Direito Penal. Ele está na coligação Londrina no século XXI.
O candidato a vice-prefeito é Ciro Novaes (PMB).
O número de votação é 15.
Junior Santos Rosa (REPUB)
Ederson Junior Santos Rosa, de 36 anos, está em seu terceiro mandato como vereador em Londrina. Ele faz parte da coligação Londrina acima de tudo, Deus acima de todos.
A professora Vera Eunice (REPUB) é a candidata a vice.
O número na urna será o 10.
Marcelo Belinati (PP)
Atual prefeito de Londrina, Belinati foi vereador em dois mandatos. Ele tem 49 anos, é médico e advogado. Belinati também já foi deputado federal.
O candidato a vice é João Mendonça (PP). Eles estão na coligação Londrina por quem entende de Londrina.
Na urna, o número será o 11.
Márcio Sanches (PC do B)
O sociólogo Márcio Sanches, de 47 anos, disputa uma eleição pela primeira vez. Além da formação em Ciências Sociais, ele também é graduado em Marketing e Propaganda. O candidato do PC do B já foi presidente da União Londrinense dos Estudantes Secundaristas (ULES) e União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES).
O vice da chapa é o contador Osvaldo Lima (PC do B).
O número na urna será o 65.
Marcio Stamm (PODE)
Advogado e empresário, Marcio Stamm, de 54 anos, integra a coligação Estamos juntos por Londrina. Marcio foi chefe de gabinete na prefeitura entre 2013 e 2016.
A candidata a vice-prefeita é Fernanda Viotto (PODE).
Na urna, o número será o 19.
Tiago Amaral (PSB)
Atualmente ocupando o cargo de deputado estadual pelo segundo mandato, Tiago Amaral, de 34 anos, é advogado e foi vice-líder do governo Ratinho Júnior na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) até junho de 2020. Ele integra a coligação Londrina forte de novo.
O escolhido para vice foi Felipe Prochet (PSD).
O número na urna é 40.
Londrina tem 565 candidatos a vereador, que disputam 19 cadeiras no legislativo. A eleição será no dia 15 de novembro.
Foi seguida a ordem alfabética para a apresentação dos candidatos a prefeito.
Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930